domingo, 4 de outubro de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSIISTÊNCIA SOCIAL DE RAFAEL GODEIRO RN, COMEMORA O DIA NACIONAL DO IDOSO COM PROGRAMÇÃO ESPECIAL


No dia 01 de outubro é comemorado o DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através de sua gestora Ana Carla de Oliveira Lira em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento com os idosos do município denominado “O IDOSO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA”.

O EVENTO REUNIU MAIS DE 50 IDOSOS E TEVE A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

• Verificação da pressão arterial dos idosos (com o auxiliar de enfermagem do PSF);
• Exame de Glicemia (com o auxiliar de enfermagem do PSF);
• Em seguida realizou-se uma caminhada saindo da praça pública, passando pelas principais ruas de nossa cidade, seguindo até a Sede da SMAS (com a coordenadora do grupo, a Prof. de Educação Física Josileide de Paiva);
• Café da manhã;
• Palestra sobre o ESTATUTO DO IDOSO (com a Assistente Social do CRAS Wandcélia Paulo de Oliveira).

O encontro teve total patrocínio da Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro, em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde e PSF.

  
Coordenadora Josileide, Assistente Social Wandcelia Paulo, Gracinha  Cortez (equipe do CRAS), Ana Carla (Gestora da Assistência Social) Sinfronio e Gorete (Equipe da SMS).
                                                             
                                          
Assistente Social do CRAS Wandcelia Paulo, ministrando palestra sobre o Estatuto do Idoso

      
 Grupo de idosos reunidos para o café da manhã

    
Coordenadora, Josileide, Ana Carla (Secretária), Sinfronio (PSF) e o grupo de idosos

 
Parte do grupo na foto

 
Caminhada  pelas ruas da cidade

  


  
Auxiliar do PSF, verificado pressão arterial dos idosos

SOBRE O DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO

A data, antes festejada no dia 27 de setembro, desde 2008 passou a ser celebrada no dia 1º de Outubro, de acordo com a Lei nº 11.433, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que instituiu que o Dia Nacional do Idoso fosse agregado ao Dia Internacional do Idoso.

Hoje, também se comemora cinco anos da aprovação da Lei que instituiu o Estatuto do Idoso, que visa regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente, várias propostas estão tramitando na Câmara, como a norma que dá preferência aos mais velhos na restituição do Imposto de Renda, a que reserva para eles um maior percentual nos programas habitacionais de moradia popular e também a que isenta os mais velhos de pagarem a taxa da pesca amadora.

Dentre os direitos está o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população e a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso. O Estatuto também esclarece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.

PARA REFLETIR...

• Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade;
• A idade causa degenerescência das células... a velhice causa degenerescência do espírito;
• Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme;
• Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina;
• Você é idoso quando se exercita... você é velho quando somente descansa;
• Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudades;
• Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina;
• Para o idoso hoje é o primeiro dia do resto de sua vida... para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada;
• Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... para o velho o calendário só tem ontens;
• Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.



Nenhum comentário: