sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CAPACITAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA



BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA RECEBEM CAPACITAÇÃO VISANDO VAGA DE TRABALHO NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA

Os cursos são fruto de parcerias mantidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a fim de preparar os beneficiários para a seleção do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp)

PROMINP – Os cursos do Prominp - de nível básico, médio, técnico e superior - são gratuitos e estão incluídos no Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que foi criado pelo Governo Federal, em 2006, com a meta de qualificar trabalhadores para o setor de petróleo e gás natural. O Plano tem sido responsável pela capacitação de milhares de profissionais no Brasil.

As capacitações são oferecidas às pessoas que apresentam diploma de nível básico, médio, técnico ou superior, em 175 categorias profissionais relacionadas às atividades da área de petróleo e gás. Os participantes dos cursos que estão desempregados recebem também bolsas-auxílio mensais, que variam entre R$ 300 e R$ 900, dependendo do nível de escolaridade.

Parcerias - Com a finalidade de garantir aos beneficiários do Bolsa Família a aprovação no processo seletivo e, consequentemente, o acesso deles aos cursos do Prominp, o Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias (SAIP), estabeleceu acordos com os entes federativos e entidades da sociedade civil, para a organização de cursos de reforço escolar.

Além da Bahia, a parceria foi firmada com mais três Estados brasileiros - Ceará, Pernambuco e Espírito Santo - e cinco Municípios - São Luís, MOSSORÓ, Rio Grande, Itajaí e Araucária. “O primeiro curso de reforço escolar foi um sucesso. Muitos beneficiários conseguiram ter um ótimo desempenho. Os que não conseguiram a aprovação estão procurando participar novamente, e os que não fizeram a prova estão interessados em participar das aulas. A procura está muito grande”, explica Maria Marize dos Santos – coordenadora Estadual de Educação da Bahia.

Durante duas semanas de reforço, Rita de Cássia teve aulas de matemática e português. Com auxílio dos professores, a baiana de 34 anos esforçou-se, fez muitos exercícios e lutou para alcançar a tão sonhada aprovação. Como conseqüência da dedicação e da força de vontade, Rita foi aprovada no processo seletivo – que aconteceu em janeiro. Freqüentou o curso de pintor industrial e, no final de julho, terminou a capacitação. Agora, conta os minutos para iniciar as atividades em sua nova profissão. “O meu trabalho aqui no restaurante não é definitivo. Sonho todos os dias com o meu emprego na indústria”, diz.

A parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com os Estados e Municípios, o SESI e o SESC vai proporcionar aos beneficiários do Bolsa Família o material didático, professores, lanche, espaço para a realização das aulas – tudo direcionado ao reforço escolar.

E a preparação tem que ser intensa, já que em janeiro de 2010 serão aplicadas as avaliações em 12 Estados brasileiros. Ao todo serão oferecidas cerca de 30.000 vagas para candidatos que possuírem diplomas dos níveis fundamental e médio. Serão contemplados 32 municípios localizados nas regiões nordeste, sul e sudeste.

Cerca de 20 mil beneficiários participarão das aulas de reforço. Os aprovados na seleção terão a oportunidade de frequentar os treinamentos e, muitos deles, vão conseguir emprego na indústria de petróleo e gás. E ter bom desempenho nas qualificações é a garantia para conseguir um bom trabalho, pois até 2013 o Plano de Negócios da Petrobras prevê a qualificação de 207 mil brasileiros para 185 categorias profissionais.

Mudança de vida - A coordenadora Maria Marize elogia a atuação do MDS e afirma que a vida de muitos baianos tem mudado. Segundo ela, após as capacitações muitos conseguem o emprego. “Sempre conscientizo os beneficiários do Bolsa Família sobre a importância do reforço escolar e a aprovação. Afinal não é apenas um curso, mas uma vida inteira que pode ser mudada com a obtenção de um trabalho”, diz.

O secretário de Articulação Institucional e Parcerias do MDS, Ronaldo Garcia - que na quinta-feira (22) participou da aula inaugural de mais um curso preparatório para o Prominp, em Salvador (BA) – ressalta que o Ministério e outros parceiros unem esforços para proporcionar aos beneficiários do Bolsa Família a chance de mudar de vida. “Temos pesquisas de opinião junto aos beneficiários. Os dados revelam que a grande aspiração deles é ter uma carteira assinada, é ter um negócio próprio, ou seja, é não necessitar do Bolsa Família”.

Fonte: MDS

Nenhum comentário: