segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PROGRAMA BICICLETA BRASIL RECEBE PROPOSTAS ATÉ 30 DE OUTUBRO




A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob) recebe até dia 30 de outubro propostas para elaboração do plano de ação do Programa Bicicleta Brasil. Os formulários para participação estão disponibilizados no site www.cidades.gov.br/bicicletabrasil.

O Programa “Bicicleta Brasil: avanços e desafios” tem como objetivo realizar atividades, de forma participativa, para inserção e ampliação do uso de bicicletas como meio de transporte urbano.

O plano de ação tem quatro etapas, sendo que as primeiras foram marcadas pela elaboração e apresentação do texto base, que foi apresentado no “Dia Sem Carro 2009” e marcou os cinco anos de existência do programa. A idéia central foi mostrar referências básicas com finalidade de motivar sociedade e representantes dos governos a encaminharem propostas a serem trabalhadas no âmbito deste projeto.

A etapa atual tem como objetivo receber as propostas do público e realizar oficinas de trabalho para discussão e consolidação das mesmas. O objeto final será a primeira versão do plano de ação.

O QUE É O PROGRAMA BRASILEIRO DE MOBILIDADE POR BICICLETA – BICICLETA BRASIL



As cidades constituem-se no palco das contradições econômicas, sociais e políticas e o sistema viário é um espaço em permanente disputa entre diferentes atores, que se apresentam como pedestres, ciclistas, condutores e usuários de automóveis, caminhões, ônibus e motos.

O Ministério das Cidades tem como desafio ampliar a visão predominante dos problemas de circulação, de modo a incorporar dimensões econômicas e sociais normalmente não consideradas. Trata-se de reconhecer a existência de uma crise de mobilidade que engloba as questões de transporte público e trânsito, exigindo soluções que superem sua análise fragmentada.

Neste sentido, a Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob - tem desenvolvido o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Esta nova abordagem tem como centro das atenções o deslocamento das pessoas e não dos veículos.

Ao se analisar a realidade das cidades brasileiras, verifica-se em muitas delas o uso crescente da bicicleta como meio de transporte para o trabalho e estudo, além das atividades de lazer, necessitando, assim,de tratamento adequado ao papel que desempenha nos deslocamentos urbanos de milhares de pessoas, exigindo uma política pública que seja implantada pelas três esferas de governo.

A inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser abordada como elemento para a implantação do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável e como forma de redução do custo da mobilidade das pessoas. Sua integração aos modos coletivos de transporte é possível, principalmente nos sistemas de grande capacidade e já ocorre, ainda que em estado embrionário e até espontâneo em muitas das grandes cidades, através da construção de bicicletários, junto às estações de trem.

A inserção da bicicleta nos atuais sistemas de transporte é possível, mas ela deve ser considerada como elemento integrante do novo desenho urbano necessário para dar suporte à Mobilidade Urbana Sustentável, incorporando-se a construção de ciclovias e ciclofaixas, principalmente nas áreas de expansão urbana. Torna-se necessária também a ampliação da abordagem para incluir as vias cicláveis, que são vias de tráfego compartilhado que podem ser adequadas ao uso da bicicleta.

Ao desenvolver o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, a SeMob procura estimular os Governos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal a desenvolver e aprimorar ações que favoreçam o uso da bicicleta como modo de transporte, com mais segurança.

Fonte: Ministério das Cidades

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