segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Novas regras para distribuição de amostra grátis de remédios



Entre as regras que começaram a valer nesta semana para a publicidade e a promoção comercial de medicamentos estão novos critérios para a distribuição de amostras grátis.

A partir de agora, amostras grátis de medicamento de venda sob prescrição médica devem conter, no mínimo, 50% do conteúdo da apresentação original registrada na Anvisa e comercializada pela empresa. Já anticoncepcionais e medicamentos de uso contínuo deverão conter 100% do produto original e antibióticos precisam oferecer a quantidade suficiente para o tratamento de um paciente.

No caso dos medicamentos de uso contínuo, é importante que o paciente receba quantidade suficiente para um período pré-definido, de acordo com a quantidade registrada e comercializada. Isso evita que o paciente receba quantidade inferior do medicamento e fique sem condições de continuar o tratamento quando se acabarem as amostras – justifica Maria José Delgado Fagundes, gerente de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os médicos se sentem impotentes ao receitar remédios quando sabem que o paciente não terá condições de comprá-los. Nesses casos, é mais fácil fazer com que o doente saia do consultório com o tratamento completo.

Fonte: emprefar.com.br

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