terça-feira, 17 de novembro de 2009

Educação profissional



Novo equipamento ajudará a formar petroleiros em Mossoró

A partir do próximo ano, o campus de Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) contará com o Centro de Treinamento de Trabalho em Altura (CTTA), voltado para o aperfeiçoamento de profissionais da indústria petrolífera. O centro estará equipado com uma torre de 13 metros de altura, como a maioria das sondas de petróleo, com os respectivos acessórios.

O CTTA resulta de parceria do instituto potiguar com a Petrobras, que já instalara uma minissonda no campus. Inicialmente, a torre será usada apenas no treinamento de trabalhadores da área do petróleo e dos alunos dos cursos de operador de sonda oferecidos pelo instituto.

A partir de 2011, o instituto vai estender a utilização do equipamento aos alunos dos cursos de mecânica, edificações e eletrotécnica e à comunidade, por meio de cursos de formação continuada de trabalhadores. “Saber trabalhar em altura é pré-requisito para uma série de outras profissões, o que amplia consideravelmente as possibilidades de atuação do instituto”, diz o professor Jaílton Barbosa, diretor de educação e tecnologia do campus.

A torre, instalada e pronta para ser usada, será inaugurada em 16 de dezembro. Os professores que vão usá-la nas aulas começam a ser treinados nesta quinta-feira, 19, por instrutores do próprio instituto e da Petrobras.

Fonte: MEC

Nenhum comentário: