quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Grupo de Idosos do Municipio de Rafael Godeiro está em pleno funcionamento



Apoio técnico e financeiro a serviço de proteção social básica na modalidade de Centro de Convivência, destinado ao atendimento da pessoa idosa vulnerabilizada pela pobreza. Consiste no fortalecimento de atividades associativas, produtivas e promocionais, contribuindo para autonomia, envelhecimento ativo e saudável, prevenção do isolamento social, e socialização.

Segundo a gestora da Assistência Social Ana carla de oliveira Lira, o objetivo principal do programa é  assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, conforme preconizam a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a Política Nacional do Idoso (PNI) e o Estatuto do Idoso.

Esta modalidade de atendimento conta com o apoio técnico e financeiro fornecido pelo Governo Federal aos Estados e municípios em sistema de co-financiamento, em que a Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro/RN entra com uma contrapartida, para o atendimento da pessoa idosa vulnerabilizada pela pobreza. O Programa de Atenção à Pessoa Idosa vem  atendendo Idosos e pessoas Diabéticas e Hipertensas na Secretaria Municipal de Assistência Social uma vez por semana, todas as segundas- feira, com a Coordenadora do Programa Josileide de Paiva, cujo o objetivo, é   de assegurar os direitos sociais do idoso, promovendo sua maior participação nas atividades sociais.

 As atividades desenvolvidas no Programa são:

ARTISTICA OU CULTURAL ( música, dança,  pintura, artesanato, oficinas, brincadeiras, etc.);

EDUCATIVA: palestras, seminários, 

.FÍSICAS: ginástica, alongamento, caminhadas leves, jogos, dinâmicas de   grupo;

SAÚDE: Encaminhamentos; exames, consultas.

Todas as ações são desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da assistência Social (CRAS), com apoio total da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde. Quem estiver interessado em participar das atividades procure mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nenhum comentário: