sábado, 19 de dezembro de 2009

MUNICÍPIO DE RAFAEL GODEIRO COMPLETA 46 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA




BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO:

Foi no início do século XX, numa propriedade rural localizada na Várzea de Santo Antônio que teve início uma pequena povoação às margens do riacho Caatinga, região oeste do Estado, e recebeu o nome de Várzea da Caatinga. Em 1925, a localidade já apresentava sinais de crescimento, e em 1935 a comunidade ganhava sua primeira escola.

Em 19 de dezembro de 1963, através da Lei Estadual nº 3.001, o povoado conseguiu sua emancipação política, desmembrou-se de Almino Afonso e tornou-se município com o nome de Rafael Godeiro, numa homenagem póstuma ao líder político da região, homem de destaque em todo o Estado.

Seu primeiro Prefeito foi LUIZ ELIAS DE OLIVEIRA (interino) seguido por PEDRO DE PAIVA, RAIMUNDO JOÃO DE PAIVA, SEVERINO LOPES DOS REIS (2 Mandatos) BERTOLDO FERREIRA NETO, WELLINGTON BERTOLDO DE LIMA, EDNOR GODEIRO DA SILVA, ABEL BELARMINO DE AMORIM FILHO(2 Mandatos) LUDMILA CARLOS DE AMORIM ARAÚJO e atualemnte governa o município pela 3ª vez o médico ABEL BELARMINO DE AMORIM FILHO.

Casarios Antigos

Casa da família de Zé Bertoldo, construída há cerca de 120 anos, está localizada na rua Cícero de Paiva, próximo ao estádio municipal. Sua estrutura física encontra-se em estado de degradação. Essa não foi à residência do Sr. Zé Bertoldo, e sim do seu genro.

Casas de Fazenda

Casa grande da família Teixeira de Lira, pertencente ao espólio do Patriarca Carlos Teixeira de Lira, localizada no sítio Fidaldo. Há também uma residência menor, em torno da casa grande, construída na mesma época.

Casa da família Capitulino, também no sítio Fidalgo, onde há uma aglomeração de mais quatro casas de fazenda.

Casa da família do Senhor Raimundo Nunes, no sítio Flores.

Casa do Senhor Agostinho do Riacho Verde, também sediada no sítio Flores.

Casa de George de Teixeira, atualmente sobre a posse do Sr. Natanael (ao todo, corresponde a um sobrado antigo e uma capela), no sítio Teixeira.

Casarão da família do Velho Joca Holanda, fica há cerca de 4 km do centro, em direção a Almino Afonso, situado no sítio Raposa.

Festas da Cidade:

Malhação de Judas
Festa Junina
Vaquejada
Forrós
Emancipação política

Bens Culturais:

Expressões

Quermesses, ritos de semana santa, trios de forró, gincanas, quadrilhas, leilões, novenários, procissões, terços, narrativa mítica e danças.

Artesanato

Principais atividades: marchetaria, saco de estopa, fuxico, crochê, tapeçaria, bordado, papel, pintura (em tecidos, roupas, serigrafia, faixas, arte final, paredes), palha de carnaúba, algodão e madeira (móveis, portas, janelas).

Outras atividades: tricô, rede de pesca, rendas, argila, couro, raízes e sementes

CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO:

População: 3.226 habitantes

Área Total: 100,073 km²

Dens. Demográfica: 29,3 hab./km2

Distancia da capital: 318 km

Clima: Semi-árido

IDH: 0,637 (PNUD/2000)

PIB: R$ 7.889 mil (IBGE/2005)

PIB per capita: R$ 2.686,00 (IBGE/2005)

Fonte: http://www.sertaodoapodi.com.br/ e conhecimentos próprios

Nenhum comentário: