sábado, 5 de dezembro de 2009

ENEM 2009 - PROVAS COMEÇAM HOJE




Quase 88 mil fazem provas no RN

Depois de um boato sobre um novo “vazamento de gabarito”, que foi desmentido ontem pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), hoje é o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. No Brasil foram mais de 4,57 milhões de inscritos, sendo destes, 87.820 candidatos no estado potiguar.

As provas iniciam às 13h no horário oficial de Brasília, que corresponde a 12h (meio dia) no horário local do Rio Grande do Norte. Para evitar fraudes, o MEC intensificou a segurança no armazenamento e transporte das provas. No dia 18 de novembro, o Inep liberou R$ 1,26 milhão ao Ministério da Defesa para custear o armazenamento dos testes em dois locais e a escolta dos comboios dos Correios.

Os exames foram mantidos sob a responsabilidade do Exército, e as recomendações feitas pela Polícia Federal foram seguidas a rigor, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad. Em entrevista concedida ao site G!, o ministro detalhou o esquema de segurança:

“Desde a saída do disquete dos cofres do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o recolhimento das folhas de resposta, tudo passou por uma revista. Todo o investimento foi feito e não se economizou um centavo”, disse.

O Rio Grande do Norte supera 12 estados da federação em relação ao maior número de inscritos, entre eles Santa Catarina (85.553), além do Distrito Federal (70.401). Na região Nordeste, o Estado só perde para Bahia (444.401), Pernambuco (231.474) e Ceará (133.422). Os participantes que se declararam sabatistas na inscrição, realizam a prova hoje às 19h (horário local).

Mas eles devem se apresentar nos locais de prova no mesmo horário que os demais candidatos, entre 11h e 12h, horário local. Os sabatistas alocados em salas específicas e também terão 4h30 para responder ao caderno da Prova I, com questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No domingo, fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes do Enem, a partir de meio dia no RN.

Durante as provas não será permitido consultar impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares. Não será permitido, ainda, o uso de calculadoras nem consulta bibliográfica de qualquer espécie. As provas objetivas contêm 45 questões de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade.

Em cada dia será distribuída ao participante um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, onde as questões estarão ordenadas diferentemente. A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema proposto.

O participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas após o início do exame. No site do Inep - http://sistemasenem2.inep.gov.br/ - está disponível o sistema de consulta aos novos locais de prova do Enem 2009. A busca pode ser feita também pelo telefone gratuito 0800 61 61 61.

As provas do Enem coincidem com a realização do Carnatal, evento que atrai milhares de pessoas, mas os organizadores do exame no Estado não acreditam em alto índice de faltosos em decorrência da micareta.

Correção ao vivo

Após as provas, professores do Anglo Vestibulares vão corrigir cada questão pela Internet, com comentários ao vivo no site www.cursoanglo.com.br. A resolução das questões começa às 17 horas.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: