quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Em Rafael Godeiro o CRAS foi referência na Assistência Social em 2009


Criado com a intenção de atingir principalmente a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Equipe de Referência do CRAS

O CRAS é uma unidade sócioassistencial que possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal. Esse conjunto de trabalhadores é denominado ‘equipe de referência do CRAS’ e sua composição, regulamentada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS, depende do número de famílias referenciadas ao CRAS.

O Centro de Referência da Assistência Social do Municipio de Rafael Godeiro-RN (CRAS) é composto por: 01 coordenador, 01 Assistente Social, 01 Psicólogo com apoio pedagógico, logístico e assistencial da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Assistência Social em parceria com outras Secretarias.

Principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2009:

* Atendimentos individuais;
* Visitas domiciliares e institucionais;
* Encaminhamentos à rede sócio-assistencial;
* Reuniões e ações comunitárias;
* Palestras voltadas às famílias e à comunidade;
* Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo;
* Campanhas sócio-educativas;
* Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;
* Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.

Histórico fotografico da atuação do CRAS de Rafael Godeiro durante o ano de 2009.
 























                                     



Foram muitas as atividades desenvolvidas. Essas são apenas uma pequena mostra de quanto se trabalhou nessa área no nosso município.

Todos os que fazemos o CRAS de Rafael Godeiro e a SMAS desejamos muitas felicidades a todo o público alvo do CRAS e a toda a população em geral, desejando que a proximidade da data que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, traga um cenário de muita paz e saúde para todos.

Nenhum comentário: