quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Economia de quase 34% dos municípios depende do setor público

Administração pública comanda a economia de 33,8% dos municípios brasileiros

Pelo menos três em cada dez municípios tinham sua economia dependente, principalmente da administração pública, em 2007. As cidades cuja geração de renda estava ligada de forma mais evidente a este setor eram Uiramutã, em Roraima, onde a atividade respondia por 80,1% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal; e Poço Dantas, na Paraíba, com 70,2%.

O peso da administração pública no PIB nacional é de 13,3%. Em 33,8% dos municípios, esse peso da máquina pública chega a um terço da economia local.

Os dados fazem parte do levantamento Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios, divulgado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo revela que em Roraima todos os municípios vivem essa realidade e que, no Amapá, apenas um não se enquadrava em tal panorama: Serra do Navio, onde a atividade de mineração tem grande peso.

Por outro lado, no estado do Paraná, nenhuma cidade tem sua economia dependente do setor público em mais de um terço.

Segundo a coordenadora da pesquisa do IBGE, Sheila Zani, esse cenário está ligado ao dinamismo da economia. Ela disse que geralmente cidades muito dependentes têm grande número de aposentados e inativos.

"A pesquisa mostra que nenhuma outra atividade tem um valor adicionado tão grande. No caso do Paraná, a situação é inversa, porque há uma diversificação muito grande da economia. Há municípios especializados em exportação de aves e muitos ligados à indústria e ao transporte, entre outros setores. Por isso, a administração pública perde participação no total da economia”, explicou.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: