quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CRAS são espaços de emancipação e integração, afirma ministro Patrus Ananias




Para a secretária Rosilene Rocha, as publicações respondem a um dos desafios da assistência social: criar parâmetros que tratem da qualidade dos serviços prestadosA integração de todas as políticas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foi defendida na noite desta terça-feira (1/12), pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Ele participou do lançamento de três publicações do ministério que ocorreu dentro da programação da VII Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília.

“Os CRAS são tão importantes quanto o Bolsa Família porque nosso desafio é consolidar a rede de proteção social e integrá-la com outras políticas”, afirmou Patrus Ananias. Para o ministro, os centros cumprem um papel fundamental por serem espaços de inclusão e emancipação social implementados em territórios pobres.

Dois dos livros apresentados contêm recomendações para as estruturas físicas dos CRAS e orientações técnicas para gestores desses centros. A terceira publicação diz respeito a orientações técnicas para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.

A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Rosilene Rocha, destacou que o livro sobre serviços de acolhimento é fruto de um longo processo de discussão. “Estamos cumprindo uma parte da etapa de enfrentar estas lacunas metodológicas de elaboração dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, enfatizou Rosilene. A secretária destacou, também, que as publicações respondem a um dos desafios da assistência social: criar parâmetros que tratem da qualidade dos serviços prestados.

Participaram também da solenidade de lançamento dos livros, o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, as presidentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmem Oliveira, e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Márcia Pinheiro.


Fonte: MDS

Nenhum comentário: