quinta-feira, 4 de março de 2010

Operadoras de celular enviarão mensagens de texto sobre campanha de vacinação contra a gripe suína


Operadoras de celular irão colaborar na divulgação da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) - gripe suína, que começa na próxima segunda-feira (8). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou hoje (4), durante encontro com mais de 600 gestores e instituições ligadas à saúde, que as empresas de telefonia móvel enviarão mensagens de texto (torpedos) aos seus clientes avisando sobre o calendário de vacinação.  
“Metade da população brasileira será vacinada. Temos vacinas para mais de 90 milhões de pessoas. É importante informarmos as pessoas sobre o calendário”, ressaltou o ministro.

O objetivo do encontro foi orientar profissionais da saúde para o atendimento de pessoas com suspeita da doença. Os participantes receberam um material preliminar contendo um CD com vídeos e artigos sobre os cuidados com a doença.

Os profissionais terão uma semana para avaliar o material e apresentar sugestões. A versão final será entregue até o final de março a 300 mil médicos e 292 enfermeiros da rede pública e privada de saúde.

A vacinação será direcionada a cinco grupos prioritários, de acordo com a faixa etária e características do público alvo, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas pessoas que possuem alergia ao ovo não poderão tomar a vacina.

A vacina é gratuita e para ser imunizado basta comparecer ao posto de saúde com o RG e a carteira de vacinação, no caso das crianças.

O objetivo é que a vacinação seja feita antes do início do inverno quando ocorre o maior número de casos de gripe no país.


Confira o calendário de vacinação:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março


Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril

Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril

Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio

Adultos de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: