terça-feira, 9 de março de 2010

El-niño pode atrapalhar inverno no sertão


O calor que assola o sertão nordestino nos últimos dias tem incomodado, e colocado medo em muitos. Este que vos escreve, particularmente, nunca tinha vivenciado momento assim.
 
O calor parece, às vezes, ser insuportável. Mas, qual a explicação para este tempo?
 
Para os mais velhos, o mês de março, mês de São José, marca o início do inverno. Mas já estamos quase na metade do mês, e nada de chuva

A resposta para tal questionamento está no quadro oceânico-atmosférico atual. A mudança no padrão normal de circulação dos ventos sobre o semi-árido nordestino imposta pelo fenômeno El Niño, criou situações desfavoráveis para nosso inverno normal. Uma delas é a subsidência de ar produzida pelo referido fenômeno, que em larga escala, impossibilita o aquecimento normal do Oceano Atlântico Sul.
 
O inverno do semi-árido nordestino depende de águas quentes do citado oceano para começar e ser de boa qualidade. Se até o dia 21 de março o Atlântico Sul não aquecer bem, corremos o risco de não termos um bom inverno 2010.
 
O fato é que este El Niño parece ser mesmo devastador, fato confirmado se consideramos que Atlântico Norte está atualmente mais quente que o Atlântico Sul. Quando em condições de normalidade ocorre o contrário.
 
Alguns especialistas chamam o quadro atual de “seca-verde”, já que com pequenas chuvas no início do ano, a vegetação pintou de verde a caatinga.
 
Com informações do Patosonline.com e lenilsonazevedo.com

Nenhum comentário: