sexta-feira, 26 de março de 2010

Agricultores do RN plantam mais cedo


Com as previsões da Emparn, que apontavam para um iverno irregular, os agricultores potiguares adiantaram o plantio da safra 2010.

Apesar das previsões meteorológicas para o inverno de 2010 serem abaixo da média, os agricultores do Rio Grande do Norte estão otimistas quanto à safra para este ano. Segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura,da Pecuária e da Pesca (Sape), mais de 28 mil agricultores estão sendo beneficiados com a distribuição de sementes e muitos já iniciaram o plantio.
 
O número significa 70,6% a mais do que em 2009, quando o projeto do Banco de Sementes beneficiou 20.481 agricultores.
 
De acordo com o coordenador de Agropecuária da Sape, Antônio Carlos Magalhães, no dia 15 de janeiro as sementes de feijão, milho e sorgo Ponta Negra já estavam disponíveis nos escritórios do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
 
“Com as previsões de um inverno abaixo da média, em 2010, antecipamos a entrega das sementes para que os agricultores aproveitassem já as primeiras chuvas”, destacou.
 
É o caso de João Augusto de Sousa. Ele já está concluindo o plantio de hectares de feijão, e comemora. “Foi bom ter recebido as sementes mais cedo. Com o solo pronto, pude adiantar o plantio. Agora, é aproveitar as chuvas que vierem”, destacou

Ainda segundo Antônio, a partir de maio, será feita uma auditoria nos bancos de semente. Na oportunidade, será avaliado o funcionamento das unidades, além de tirar dúvidas dos agricultores.
 
Bancos de Semente
 
Criado em 2005, os Bancos de Semente surgiram para dar suporte aos pequenos produtores rurais. “Com o banco de sementes, o agricultor não fica na dependência de insumos externos, ele consegue a semente na própria comunidade na hora em que precisar plantar”, explica Magalhães.
 
O banco de sementes é um estoque compartilhado pelos agricultores cadastrados. A cada safra, o agricultor retira uma quantidade de sementes com o compromisso de devolver uma quantidade superior após a colheita. A estratégia também preserva a biodiversidade das sementes crioulas - tradicionalmente cultivadas na comunidade e adaptadas às condições locais de água e solo.
 
Em 2009, o RN contava com 607 bancos de sementes, em 180 municípios. Foram distribuídas 50 toneladas de feijão e 50 de milho, que atenderam a 20.481 agricultores familiares.
 
Para 2010, foram implantados mais 248 bancos, totalizando 855 distribuídos em todas as regiões do estado. A estimativa é de que 28.995 agricultores sejam beneficiados, em 135 municípios.
 
Nesta safra, foram adquiridos 70 toneladas de milho e 70 de feijão, além das 30 toneladas de sorgo Ponta Negra.
 
Já para a safra de 2010, passou-se a ter 855 BS, que atendem a 28.995 agricultores familiares, em 135 municípios. Nesta safra foram adquiridos 70 t de milho e 70 t de feijão e 30 t de sorgo Ponta Negra.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário: