quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome realizará avaliação nutricional de crianças

O levantamento será feito no dia 14 de agosto, com crianças de até cinco anos de idade moradoras do Semiárido brasileiro e da área urbana da região Norte

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – em parceria com o Ministério da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Estados e municípios – realizará, no dia 14 de agosto, estudos sobre a situação nutricional de crianças moradoras do Semiárido brasileiro e da área urbana da região Norte.
 
Essas pesquisas - conhecidas como Chamadas Nutricionais - são feitas com a finalidade de coletar informações sobre os dados antropométricos (peso e altura) de crianças com até cinco anos. O levantamento também irá colher informações junto às famílias sobre acesso aos programas sociais e à assistência à saúde das crianças.
 
O levantamento têm como objetivo avaliar a qualidade da saúde infantil e revelar o nível de qualidade de vida da população. O questionário será aplicado durante o dia D de vacinação infantil, marcado para 14 de agosto.
 
A Chamada Nutricional também abordará questões sobre a condição socioeconomica das famílias e o acesso delas aos serviços de saúde e aos programas sociais. O estudo ainda vai revelar informações sobre a prática do aleitamento materno. E vai servir também como incremento para o debate em torno da efetividade dos programas sociais – em especial, o Bolsa Família.
 
A fim de definir estratégias para a condução das pesquisas, o MDS promoveu, no final de fevereiro deste ano, oficina com representantes das Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição dos Estados nordestinos (exceto Maranhão) e de Minas Gerais, além dos representantes da região Norte. Também participaram das discussões servidores do Ministério da Saúde ligados à Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição.
 
A oficina foi organizada visando ao estabelecimento de parcerias com os Estados para que colaborem na divulgação do edital para as Chamadas Nutricionais e ajudem na articulação com os municípios, de forma que eles facilitem a utilização dos equipamentos em suas unidades de saúde.
 
Dados - Em 2005, durante a primeira Chamada Nutricional, os pesquisadores checaram o número de refeições da família/dia; a escolaridade do chefe do domicílio e da mãe; a classificação socioeconomica; a disponibilidade de luz elétrica e água da rede pública; os indicadores da assistência à saúde e a cobertura de programas sociais; assistência ao pré natal e ao aleitamento materno.
 
Foram investigadas cerca de 19 mil crianças com até cinco anos de idade, em 307 municípios da região do Semiárido e nos assentamentos rurais do Nordeste. Apoiaram o trabalho, 1,1 mil Prefeituras e 10 governos estaduais, por meio do pacto “Um mundo para a criança e adolescente no Semiárido”, promovido pelo Unicef.
 
Agora em 2010, além das pesquisas no Semiárido e no Norte urbano do Brasil, serão estudados os estados nutricionais de populações quilombolas.

Fonte: MDS

Nenhum comentário: