domingo, 4 de abril de 2010

Pequenas ações mudam o mundo

Com atos simples, adotados no dia-a-dia, todos podem contribuir para evitar o disperdício, tirando proveito do meio ambiente de forma sustentável.

Há uma semana, pessoas do mundo inteiro apagaram suas luzes voluntariamente na Hora do Planeta, um evento que contou com a participação de 125 países. Medidas como esta, de economizar energia elétrica, além de conscientizar a população sobre as questões ambientais, contribuem para a preservação do meio ambiente.
 
Adotar práticas sustentáveis tais como dar preferência a produtos ecologicamente corretos, reciclar, evitar desperdícios, não jogar lixo nas ruas e plantar mais árvores são outras medidas sugeridas pelo professor de Direito Ambiental, membro da comissão de Meio Ambiente da OAB, o advogado e biólogo Victo Sarmento.
 
Mais do que diminuir a conta no final do mês, economizar energia elétrica reduz o consumo de água nas usinas hidrelétricas. “Demorar menos no banho, desligar o chuveiro na hora que estiver se ensaboando, verficar se as torneiras estão bem fechadas e não lavar calçadas também são procedimentos importantes”, lembrou.
 
Os produtos ecologicamente corretos dos quais fala o especialista podem ser identificados pelo selo de certificação ISO 14.000.
 
“No Brasil, pouquíssimos são encontrados e a população ainda não adotou o hábito de verificar se o produto tem esse certificado ou não. Os europeus costumam verificar isso”.
 
As mercadorias são diversas, desde alimentos a automóveis, passando até mesmo por serviços, como o prestado em postos de combustíveis. Segundo conta Victo Samento, alguns postos da Petrobras já possuem esse certificado em Natal.
 
Outra medida bastante simples é economizar e reciclar papel. Algumas empresas imprimem documentos que serão utilizados de forma temporária. Recomenda-se que todos utilizem os dois lados do papel, fazendo borrões desses documentos.
 
Com os alimentos não é diferente. É possível reduzir a produção de lixo. “A comida que se transformaria em lixo pode ser direcionada para outras pessoas”, disse. “Cascas de frutas podem funcionar como adubo para jardins, pomares e plantas ornamentais”.
 
Já o óleo de cozinha nunca deve ser jogado na pia ou no vaso sanitário para que não contaminem lençóis freáticos. De acordo com Samento, um litro de óleo contamina mais de mil litros de água potável. Por esta razão, a forma mais correta de descartar esse produto é reciclando, mas em Natal essa medida ainda não está sendo adotado de forma efetiva.
 
“A reutilização do óleo de cozinha é feita apenas por algumas empresas seja para fabricação de sabão ou para outros produtos. É o caso da Universidade Potiguar e do Sam’s Club. Temos que incentivar o poder público a criar políticas ambientais corretas quanto ao tratamento devido do lixo, incluindo o óleo de cozinha”, disse.
 
Mas enquanto os governos permanecem estáticos, a população reinventa o artesanato com produtos recicláveis, a exemplo das garrafas pet; além de realizarem experimentos, como o que aquece água reutilizando caixas de leite.
 
Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário: