terça-feira, 27 de abril de 2010

Projovem atenderá mais de 870 mil adolescentes em 2010


Se todos os Municípios selecionados aderirem a essa expansão, o número de integrantes do serviço socioeducativo promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ficará em torno de 870 mil ainda neste ano
 
Hoje, em todo o Brasil, mais de 497 mil rapazes e moças, de 15 a 17 anos, integram o Projovem Adolescente – programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que está presente em 3.003 Municípios brasileiros.
 
No início deste mês, o ministério disponibilizou 370 mil novas vagas. Para a região Norte foram destinadas 46.550 vagas; o Nordeste recebeu 150.725; região Sudeste, 113.900 vagas; o Centro-Oeste ficou com 18.925 vagas e a região Sul com 38.925. Se todos os Municípios selecionados aderirem a essa expansão, o número de jovens participando do serviço socioeducativo ficará em torno de 870 mil ainda neste ano.
 
As localidades foram definidas levando-se em conta alguns critérios, como possuir pelo menos um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reunir, no mínimo, 40 adolescentes cujas famílias recebam o Bolsa Família, outro programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Para dar continuidade ao processo, os gestores municipais devem preencher o Termo de Adesão e Compromisso do Projovem Adolescente até o dia 31 de maio de 2010. O documento está disponível no endereço www.mds.gov.br/suas. O valor mensal dos recursos repassados pelo MDS para os Municípios é de R$ 1.256,25 para cada grupo de 25 jovens.
 
Cidadania - O Projovem Adolescente faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e destina-se a integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, ou ainda, a adolescentes que sejam atendidos por outros programas sociais. Oferece atividades que estimulem a participação cidadã e o desenvolvimento da autoestima e de potencialidades.
 
Com duração de dois anos, o Projovem Adolescente é uma reformulação do Projeto Agente Jovem. Ele é executado com a assessoria dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), muitos deles cofinanciados pelo MDS.

Para qualificar ainda mais o serviço, o ministério realizou uma série de capacitações em todos os Estados brasileiros, abrangendo cerca de 4.500 profissionais e gestores de 3.500 Municípios. Através de oficinas e outras atividades, foram trabalhadas questões como a valorização da pluralidade, a sociabilidade, criação de vínculos familiares e comunitários entre outros temas. O processo de capacitação dos Municípios foi organizado pelo MDS, em parceria com os governos estaduais e com o apoio logístico do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
 
Exemplo - Cássio Henrique Isaías, 24, morador do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), considerada área de vulnerabilidade social, perdeu muito amigos para o tráfico. Aos 15 anos era promessa do futebol e jogava no time juvenil do América. Precisou parar porque a família não tinha dinheiro para o transporte. Na época, morava com os pais e três irmãos. Ficou sem perspectiva e se sentindo derrotado. Sua mãe conheceu o Agente Jovem (atual Projovem Adolescente). Cássio se inscreveu e passou a integrar o projeto.
 
“No início, dei muito trabalho aos orientadores por ser hiperativo”, conta Cássio. Aos poucos, o jovem foi se adaptando. Hoje, Cássio é orientador do Projovem Adolescente, núcleo que funciona no Instituto Crescer, em Contagem (MG). Também coordena o projeto. Sob sua responsabilidades estão 25 jovens. “Acho que o projeto evoluiu por ter uma metodologia que abrange a realidade local. Minha vida mudou por conta dessa iniciativa. Hoje, Cássio cursa o oitavo período de Serviço Social.

Fonte: MDS

Nenhum comentário: