domingo, 21 de novembro de 2010

Como abrir seu próprio negócio?



As vantagens de desvantagens de seu o seu próprio patrão. Confira aqui algumas dicas e comece a agir.
 
O sonho de possuir o próprio negócio, e dar adeus às ordens do patrão tem feito a cabeça de muita gente. A procura por informações nos balcões do Sebrae é crescente. Investir o seu tempo em algo que pode trazer maiores perpectivas pessoais de sucesso parece uma boa escolha. Mas abrir uma empresa não é tão simples assim.
 
Veja as 20 perguntas e as respostas para você que quer ser seu próprio patrão.

01- Quero abrir meu próprio negócio, por onde posso começar?

O primeiro passo é saber com que tipo de negócio você deseja trabalhar. É preciso ter cuidado para não “meter os pés pelas mãos”, e consultar um órgão especializado como o Sebrae para se certificar se o negócio que tem em vista está entre as necessidades da rua, bairro ou cidade onde pretender instalá-lo. Observe se já não existe um concorrente na mesma área. Em seu site, o Sebrae disponibiliza dicas inetressantes. O endereço é o www.sebrae.com.br. Lembrando que antes de tentar abrir o seu negócio reflita se você tem perfil empreendedor. Tente investir em algo inovador.

02- Como saber qual o tipo de negócio com o qual mais me identifico?
 
Você deve se perguntar, por exemplo, se gosta mais de trabalhar com moda, alimentação, informática e por aí vai. Qual setor eu tenho mais conhecimento? Se você é um (a) costureiro (a), e trabalha há anos com isso, nada mais comum que queira abrir um pequeno ateliê. Já quem tem prática com gastronomia pode apostar em uma lanchonete ou restaurante.

03- Como posso ter certeza de que aquilo que quero montarvai me dá um lucro imediato?

Ter certeza de que você terá um lucro imediato dependerá de alguns fatores. Ainda com o projeto no papel, observe se esse tipo de negócio é mesmo viável ou rentável à curto prazo. Geralmente, não é. Depende muito da sorte. O que acontece muitas vezes é que no início nem sempre se tem aquele retorno do investimento inicial. Isso ocorre com o tempo.

04- Com relação a inclusão de um sócio, é uma boa estratégia?
 
Sim, sem dúvida. Desde que se tome algumas precauções. Converse com o seu futuro ou possível “sócio” sobre aquilo que você está querendo montar. Caso ele tope entrar com você nessa empreitada, os dois terão que ter os mesmos objetivos e interesses. A mesma disposição para fazer tudo pela idéia.

05- Quais documentos são necessários para se abrir uma empresa?

Primeiro você deve elaborar um contrato social e definir o ramo, objetivo, aspectos societários e formação do capital social da empresa. Em seguida, leve o contrato social e os documentos dos sócios (se já os tiver) ou os seus documentos pessoais (caso esteja abrindo sozinho) à junta comercial ou à um cartório de registro de pessoas jurídicas. Lá você deve verificar se já existe alguma empresa com o nome que você pretende abrir. Você vai receber um formulário com três opções de nomes.

06- Quais são as vantagens e desvantagens de montar um pequeno negócio?

Quando você tem um emprego, tem mais segurança, estabilidade nos ganhos, menos stress, menos responsabilidade. Ao mesmo tempo, existe uma limitação da expressão do potencial criativo, limitação do crescimento e da liberdade. Quando você abre seu próprio negócio, sua possibilidade de ganho financeiro é maior, já que não existe limitação. Seu potencial de realização profissional também cresce, apesar de você lidar com stress.

07- Como posso saber se sou um empreendedor?

Se você é o tipo de pessoa que toma iniciativas, que busca soluções inovadoras? Você tem desejo de abrir o próprio negócio? Você tem uma boa auto estima? Você tem medo de correr riscos? Você é uma pessoa entusiasmada por seus projetos? Você é otimista, persistente? Você tem espírito de equipe? Se você respondeu sim a essas questões, provavelmente tem nas suas veias o sangue empreendedor.

08- O meu negócio pode fracassar?

Sim. Da mesma forma que ele pode ter sucesso, o risco de fracasso existe. É aconselhável fazer um planejamento financeiro daquilo que se quer abrir, para que surpresas não aconteçam depois; não sonhar alto demais, não superestime a capacidade de implantação e condução do negócio, não se afastar do negócio, etc.
 
09- Como iniciar uma empresa se tenho pouco capital para investir ?
 
Comece trabalhando em tempo parcial e continue no seu emprego atual que lhe dá apoio financeiro. Isto lhe dará tempo para avaliar sua nova empresa. Trabalhe em sua própria casa. O maior investimento será seu tempo e suas idéias para iniciar pequeno e gradualmente aprender e consertar os erros que irá cometer.
 
10- Quais são as principais razões das empresas fracassarem?
 
Falta de experiência, aalta de capital (dinheiro), localização inadequada, gerenciamento de estoque ruim, investimento demais em ativos fixos, negociações de créditos mal feitos, uso pessoal dos recursos financeiros da empresa, crescimento não esperado, concorrência, vendas baixas.
 
11- Qual é o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas?
 
Todo novo empresário sonha em lançar um produto que seja uma novidade, ousada, fruto de sua inteligência e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa idéia. Esquece, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos. Não inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustrações.
 
12- Para abrir uma empresa é indispensável a contratação de um contador?
 
Sim. É aconselhável que você contrate um contador, porque ele está mais familiarizado com os termos e documentos necessários para a abertura de uma empresa. Mas cuidado, como em todo ramo, existe muitos picaretas que se aproveitam do não conhecimento de algumas pessoas, e acabam cobrando taxas abusivas. Consulte o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Lá você vai encontrar uma lista com os contatos dos conselhos em cada um dos Estados brasileiros.
 
13- O nome que escolhi para a minha empresa já existe no mercado, mas em outro ramo diferente do que quero seguir, posso abrir a empresa com o nome que escolhi?
 
Pode sim. Se confirmado que a outra empresa está num ramo diferente. Mas é aconselhável que você procure um outro nome bem diferente da empresa que já existe.
 
Isso evita aborrecimentos futuros. Não copie nomes ou marcas já existentes, pois existem legislações específicas sobre o assunto.
 
14- Sobre o local que quero abrir minha empresa, que procedimentos preciso tomar antes?
 
Primeiro você terá que conseguir uma licença prévia de funcionamento e vigilância sanitária, indo a prefeitura de sua cidade, que vai verificar se a empresa poderá ser aberta no local desejado, de acordo com a lei de zoneamento urbano. Você deverá consultar também o órgão ambiental de sua cidade sobre a aprovação do local, em termos ambientais. Eles vão avaliar se o ramo de atividade é compatível com o endereço e a situação do imóvel. Verifique a viabilidade do funcionamento antes de alugar ou comprar algum imóvel.
 
15- Que providências devem ser tomadas com relação a aspectos trabalhistas?
 
Para obter orientação relativa a aspectos trabalhistas, é aconselhável consultar os órgãos, associações e entidades de classe trabalhistas e patronais, no ramo de sua futura atividade.
 
16- Como se registra a logomarca de uma empresa?
 
O empreendedor de uma nova empresa terá de tomar a providência de desenvolver para seus produtos, uma marca registrada e uma logomarca. A criação de logomarcas pode ser providenciada através de serviços prestados por designers gráficos ou webdsigners, já o registro de uma marca precisa estar sob a regência da Lei de Propriedade Industrial ou LPI. Esse órgão protege os direitos da marca e libera concessões de registro.
 
17- Posso ter sócio estrangeiro?
 
Sim, o estrangeiro poderá ser sócio de uma empresa brasileira. Entretanto, só poderá fazer parte da administração da empresa se tiver residência no Brasil, isto é, possuir visto permanente emitido pela autoridade competente, e não estar enquadrado em caso de impedimento para exercício da administração
 
18- Funcionário público pode ter empresa registrada em seu nome?
 
O estatuto do Servidor Público veda sua participação na administração das empresas. Portanto, ele poderá ter quotas de uma sociedade, mas não poderá administrá-la.
 
19- Quero abrir um “negócio” muito pequeno, é necessário registrar?
 
Sim. Para fabricar ou comercializar qualquer produto, o empresário deverá emitir nota fiscal e registrar o estabelecimento. Na prestação de serviço, o empreendedor poderá optar pelo registro de uma empresa ou pelo registro de autônomo, na prefeitura do seu município.
 
20- Posso registrar uma empresa em determinada cidade e prestar serviços para outros municípios?
 
Sim. Poderá prestar serviço em qualquer município, independente da sua localização, desde que recolha o imposto sobre serviços de qualquer natureza, (ISSQN) para a prefeitura onde está exercendo o serviço. O ISSQN é um imposto recolhido mensalmente em razão da prestação de um serviço definido na lista estabelecida pela Lei Complementar Nacional nº 116/03. No caso do trabalhador autônomo o recolhimento é anual.
 
Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário: