Na primeira etapa do Projeto Professor Conectado, o Governo do Estado fez a entrega de notebooks apenas para professores que estão em sala de aula. Baseada em projetos realizados nos estados do Amazonas e Pernambuco, a iniciativa irá facilitar a vida dos profissionais da educação. Durante o lançamento do projeto, pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), no último dia 17, foram entregues 10.200 computadores aos docentes nas 16 Diretorias Regionais de Educação do RN.
A ação consiste em criar e socializar a utilização das novas tecnologias digitais nas escolas da rede estadual de educação com a disponibilização de softwares específicos ao trabalho pedagógico, como aulas programadas, pesquisas interativas e materiais didáticos. O projeto também vai garantir o acesso à internet por meio de parceria com uma operadora de telefonia.
Segundo a subsecretária de Educação, Cátia Lopes, foi confirmada na última quarta feira (29), durante o 15º Encontro do PROLER no RN, a possibilidade de entrega de mais notebooks. Nesta segunda etapa, o governo deve contemplar articuladores pedagógicos, professores-regentes de bibliotecas, mediadores de leitura, coordenadores, entre outros.
Em relação aos softwares pedagógicos, eles já estão sendo utilizados pelos professores em salas de aula. De acordo com os professores, a tecnologia vem melhorando consideravelmente a metodologia de ensino. Valdinete Terezinha de Oliveira, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), em Currais Novos, considera os programas de informática "extremamente pedagógicos" e que a estão "ajudando muito" no trabalho de pesquisa sobre a disciplina que leciona (Biologia).
"O nosso desempenho melhora muito, porque preparar uma aula requer conhecimento e com essa ferramenta nós temos mais opções de estudo, pesquisa e até didaticamente para o aluno porque a aula fica mais prazerosa e eles prestam mais atenção", afirmou Valdinete.
O projeto Professor Conectado foi lançado pelo Governo do Estado como um reconhecimento ao trabalho de quem repassa conhecimento diariamente. "A intenção do governo, é fazer com que os nossos educadores utilizem uma ferramenta tecnológica facilitadora, que neste caso, é a internet, para ampliar seus conhecimentos e melhorar a aprendizagem", destacou a subsecretária de Educação, Cátia Lopes.
A segunda etapa da entrega dos notebooks ainda está sendo programada, baseada em uma série de eventos que irão ainda ser realizados, além de serem selecionados os grupos que terão prioridade no recebimento do benefício tecnológico.
Fonte: Correio da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário