sábado, 2 de outubro de 2010

Programa Professor Conectado beneficiará mais educadores da rede estadual de ensino

Na pri­mei­ra etapa do Pro­je­to Pro­fes­sor Co­nec­ta­do, o Go­ver­no do Es­ta­do fez a en­tre­ga de no­te­books ape­nas para pro­fes­so­res que estão em sala de aula. Ba­sea­da em pro­je­tos rea­li­za­dos nos es­ta­dos do Ama­zo­nas e Per­nam­bu­co, a ini­cia­ti­va irá fa­ci­li­tar a vida dos pro­fis­sio­nais da edu­ca­ção. Durante o lan­ça­men­to do pro­je­to, pela Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção e da Cul­tu­ra (SEEC), no úl­ti­mo dia 17, foram entregues 10.200 com­pu­ta­do­res aos do­cen­tes nas 16 Di­re­to­rias Re­gio­nais de Edu­ca­ção do RN.

A ação con­sis­te em criar e so­cia­li­zar a uti­li­za­ção das novas tec­no­lo­gias di­gi­tais nas es­co­las da rede es­ta­dual de edu­ca­ção com a dis­po­ni­bi­li­za­ção de soft­wa­res es­pe­cí­fi­cos ao tra­ba­lho pe­da­gó­gi­co, como aulas pro­gra­ma­das, pes­qui­sas in­te­ra­ti­vas e ma­te­riais di­dá­ti­cos. O pro­je­to tam­bém vai ga­ran­tir o aces­so à in­ter­net por meio de par­ce­ria com uma ope­ra­do­ra de te­le­fo­nia.

Segundo a sub­se­cre­tá­ria de Edu­ca­ção, Cátia Lopes, foi con­fir­ma­da na úl­ti­ma quar­ta feira (29), du­ran­te o 15º En­con­tro do PRO­LER no RN, a pos­si­bi­li­da­de de en­tre­ga de mais no­te­books. Nesta se­gun­da etapa, o go­ver­no deve con­tem­plar ar­ti­cu­la­do­res pe­da­gó­gi­cos, professores-regentes de bi­blio­te­cas, me­dia­do­res de lei­tu­ra, coor­de­na­do­res, entre ou­tros.

Em re­la­ção aos soft­wa­res pe­da­gó­gi­cos, eles já estão sendo uti­li­za­dos pelos pro­fes­so­res em salas de aula. De acor­do com os pro­fes­so­res, a tec­no­lo­gia vem me­lho­ran­do con­si­de­ra­vel­men­te a me­to­do­lo­gia de en­si­no. Val­di­ne­te Te­re­zi­nha de Oli­vei­ra, pro­fes­so­ra do Cen­tro de Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos (CEJA), em Cur­rais Novos, con­si­de­ra os pro­gra­mas de in­for­má­ti­ca "ex­tre­ma­men­te pe­da­gó­gi­cos" e que a estão "aju­dan­do muito" no tra­ba­lho de pes­qui­sa sobre a dis­ci­pli­na que le­cio­na (Bio­lo­gia).

"O nosso de­sem­pe­nho me­lho­ra muito, por­que pre­pa­rar uma aula re­quer co­nhe­ci­men­to e com essa fer­ra­men­ta nós temos mais op­ções de es­tu­do, pes­qui­sa e até di­da­ti­ca­men­te para o aluno por­que a aula fica mais pra­ze­ro­sa e eles pres­tam mais aten­ção", afir­mou Val­di­ne­te.

O pro­je­to Pro­fes­sor Co­nec­ta­do foi lan­ça­do pelo Go­ver­no do Es­ta­do como um re­co­nhe­ci­men­to ao tra­ba­lho de quem re­pas­sa co­nhe­ci­men­to dia­ria­men­te. "A in­ten­ção do go­ver­no, é fazer com que os nos­sos edu­ca­do­res uti­li­zem uma fer­ra­men­ta tec­no­ló­gi­ca fa­ci­li­ta­do­ra, que neste caso, é a in­ter­net, para am­pliar seus co­nhe­ci­men­tos e me­lho­rar a apren­di­za­gem", des­ta­cou a sub­se­cre­tá­ria de Edu­ca­ção, Cátia Lopes.

A se­gun­da etapa da en­tre­ga dos no­te­books ainda está sendo pro­gra­ma­da, ba­sea­da em uma série de even­tos que irão ainda ser rea­li­za­dos, além de serem se­le­cio­na­dos os gru­pos que terão prio­ri­da­de no re­ce­bi­men­to do be­ne­fí­cio tec­no­ló­gi­co.

Fonte: Correio da Tarde


Nenhum comentário: