domingo, 24 de outubro de 2010

Alerta nos hospitais de todo Brasil


Superbactéria avança pelo Brasil afora

A superbactéria Klebsiella Penumoniae Carbapenemase (KPC), causadora de 18 mortes no Distrito Industrial através de infecções hospitalares. A Coordenação de Vigilância em Saúde de Porto Alegre confirmou que desde 2008 o germe foi detectado nos hospitais da Capital, mas sem o desencadeamento de surtos e registros de óbitos em pacientes.

A Secretaria Estadual de Saúde do RS emitiu alerta às casas de saúde para que aumentem as medidas de prevenção, controle de infecções e estratégias de monitoramento para evitar com que a bactéria, que altamente resistente a antibióticos, se alastre.

O Distrito Federal registrou 183 casos de contaminação desde janeiro, sendo que 46 pacientes tiveram infecção. O surto fez com que as pessoas buscassem materiais descartáveis e de higiene, esvaziando estoques. O Governo do DF anunciou a liberação de R$ 10 milhões para compra desses produtos em caráter emergencial. São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraíba também confirmaram casos.

Na Paraíba, 18 pessoas foram contaminadas pela superbactéria. No Espírito Santo houve um único caso, mas foi por causa de uma doença preexistente e não da bactéria.

Em Brasília, 30 médicos convocados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária reuniram-se hoje, dia 22, para discutir estratégias de combate à bactéria como obrigar os hospitais a informar todos os casos de pacientes infectados e tornar obrigatório o fornecimento de álcool gel para cada leito hospitalar.

Fonte: oestepotiguar



Nenhum comentário: