quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Combate da depressão através dos alimentos


Considerada por estudiosos como o mal do século 21, a depressão tem frequência alta, alcançando cerca de 6% da população mundial. É uma doença de múltiplas facetas que pode se manifestar por meio de uma tristeza profundo ou, até mesmo, pela falta de apetite e indisposição no trabalho e no lazer.

Boa parte das pessoas deprimidas tende a consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, que parecem ter um efeito favorável na produção da serotonina. Certos nutrientes exercem um efeito benéfico sobre as substâncias químicas do cérebro responsáveis pelo humor.

Alimentos ricos em carboidratos complexos ajudam o organismo a absorver triptofano. Alguns pesquisadores acreditam que esse aminoácido essencial pode exercer um papel importante na função cerebral normal, porque estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão.

São também eficientes ao combate da depressão alimentos ricos em vitaminas do complexo B. A falta de folato, importante vitamina do complexo B, costuma estar associada a casos de depressão. Pesquisas mostram que pessoas deprimidas podem apresentar baixos níveis de vitamina B12 o que leva a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados com o controle do humor.

Os ácidos graxos ômega-3, geralmente ausentes da alimentação da maioria das pessoas, são abundantes no cérebro e essenciais para o funcionamento cerebral. Apesar de não se saber exatamente como os ácidos graxos ômega-3 regulam o humor, descobertas recentes apontaram para uma correlação entre baixos índices desses compostos e a depressão.

Os alimentos podem ser grandes aliados no tratamento da depressão, para tanto, torna-se pertinente o acompanhamento nutricional aliado ao tratamento psicológico e terapêutico.Entre os alimentos indicados ao combate da depressão merecem destaque

Fonte: paduacampos.com.br
 

Nenhum comentário: