domingo, 10 de abril de 2011

Acredite se quiser!!! Carboidratos no jantar ajudam a emagrecer, diz estudo


Uma dieta de baixas calorias com presença maior de carboidratos no jantar foi responsável pela perda de peso e redução de circunferência abdominal de um grupo de policiais israelenses, segundo reportagem do "Los Angeles Times".

Os pesquisadores escolheram aleatoriamente cem pessoas obesas (homens e mulheres) entre os policiais israelenses com idades de 25 a 55 anos. Eles foram divididos em dois grupos por seis meses: um grupo fez uma dieta controlada de baixa caloria e outro grupo fez uma dieta experimental de baixas calorias com carboidratos no jantar.

As duas dietas tinham de 1.300 a 1.500 calorias por dia, com 20% de proteína, de 30% a 35% de gordura e de 45% a 50% de carboidrato, só que os policiais da dieta experimental comiam mais proteínas no café da manhã e no almoço, deixando os carboidratos para o jantar. Já os do outro grupo comiam carboidratos ao longo do dia.

Depois de seis meses, o grupo da dieta experimental perdeu peso, massa gorda e reduziu a circunferência abdominal, além de ter mais saciedade durante o dia - o que, segundo os pesquisadores, pode ter a ver com o menor declínio nos níveis de leptina, hormônio produzido pelas células gordas que avisa ao cérebro quando o corpo está saciado. Quando os níveis de leptina estão muito baixos, o cérebro pode achar que o o corpo está morrendo de fome e dá sinais para ser alimentado.

O grupo da dieta experimental também teve melhora no equilíbrio da glicose, insulina, níveis de colesterol e inflamatórios. O estudo foi publicado no jornal "Obesity".

Da Agência O Globo



Nenhum comentário: