terça-feira, 22 de março de 2011

Deputados pedem ao STF que confirme piso nacional para professor


Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira [22] junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores [R$ 1.187,00 neste ano].

Segundo a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra [PT-RN], dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.

A deputada afirma que uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

Fátima considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.

Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país

NOTA DO BLOG: Diferente da maioria dos município e estados brasileiros, o município de Rafael Godeiro cumpre integralmente a Lei do Piso, valorizando os profissionais do magistério municipal.

O Piso dos professores de Rafael Godeiro é hoje de R$ 1.187,00, para uma carga horária de 40 horas, conforme prevê a Lei do Piso.

Nenhum comentário: