sábado, 12 de março de 2011

Conheça os benefícios da soja para a sua saúde

 
Utilizada na cozinha oriental desde o século XI a.C. Ela chegou ao ocidente no início do século XX. Nutricionalmente falando a soja é rica em proteínas de boa qualidade (possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico), ajuda no combate aos radicais livres, possui ômega 6 e ômega 3, é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e de vitaminas como: A, C, E, e do complexo B. Além disso, é rica em fibras, que são de extrema importância para o bom funcionamento do intestino e na eliminação de gorduras.

Estudos atuais sugerem que o consumo de produtos à base de soja promove alguns benefícios, dentre eles:

* Redução do LDL, o mau colesterol e aumenta o HDL, o colesterol bom, prevenindo doenças cardíacas;
* Prevenção de câncer de mama, de cólon e de próstata;
* Ameniza os suores noturnos e as ondas de calor provocadas pela menopausa;
* Previne também a osteoporose e o Diabetes.


Pode ser consumida de diferentes maneiras, na forma de extrato de soja (leite de soja), óleo de soja, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja. O consumo recomendado é de 25 gramas de proteína de soja por dia, que correspondem a 3 colheres (sopa) de grão cozido, ou 1 xícara (chá) de PTS ou ½ xícara (chá) de tofu.

No entanto, é importante ressaltar que mesmo a soja apresentando inúmeros benefícios, o seu consumo não garante uma vida saudável. Para tal, é necessária a inclusão de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular, enfatiza a nutricionista Adriana Lopes Peixoto.

Fonte: Portal UOL


Nenhum comentário: