quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Exercícios físicos ajudam no desempenho das crianças

Todos nós sabemos que a prática regular de atividades físicas vem sempre acompanhada de benefícios para a saúde. Ela melhora a flexibilidade dos músculos, fortalece os ossos e articulações e, principalmente no caso das crianças, pode ajudar no desenvolvimento das atividades psicomotoras. Sem contar que favorece o desenvolvimento intelectual.

Muitos pais puderam passar a infância brincando de soltar pipa, jogar bola e pega-pega na rua. Hoje as brincadeiras dos filhos são bem diferentes, o mundo mudou, e brincar fora de casa pode significar preocupação para muitos pais. Hoje, as crianças gastam menos energia já que tudo gira em torno do computador e do vídeo game, a maioria só faz exercícios durante a aula de Educação Física do colégio. Mas existem meios de oferecer opções interessantes de lazer aos filhos associadas ao esporte.

Pode parecer bobagem, mas a garotada que pratica alguma atividade física, seja balé, judô ou qualquer outra, aumenta as chances de se dar bem na escola, melhorar o convívio social e renovar seu círculo de amizades. O esporte é também uma forma de controlar a hiperatividade.

Porém não adianta forçar seu filho a jogar futebol se ele gosta mesmo é de lutar judô. Não podemos esquecer que o benefício de uma atividade física vai depender muito do prazer que a criança sente em realizá-la.

Conheça o benefício de algumas modalidades esportivas:

Tênis: Trabalha a lateralidade, a concentração, desenvolve flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação motora e musculatura.

Natação: Melhora as capacidades cardiovascular e respiratória, trabalha a consciência corporal e a interação da criança com o meio líquido.

Balé: Estimula a coordenação, a lateralidade, desperta a criatividade.

Futebol, vôlei, basquete: Melhoram a capacidade cardiovascular, a coordenação motora, incentiva a socialização e os trabalhos em equipe.

Música: Auxilia no aprendizado, na coordenação motora e na fala.

O ideal é que a criança pratique algum exercício ao menos duas vezes por semana, com a duração de 45 minutos a 1 hora, acompanhado de um profissional de Educação Física especializado.
 
Fonte: nominuto.com 

Nenhum comentário: