quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

8 de dezembro - O que comemoramos hoje?


DIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

O dia 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, neste dia O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 1854. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma.

Em 8 de dezembro de 1904, em Lisboa solenemente lançou-se a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinqüentenário da definição do dogma.

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

DIA DA JUSTIÇA

Neste dia 08 de dezembro é comemorado o dia da Justiça, data lembrada desde a década de 1940, mas, sua primeira celebração oficial ocorreu dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408 de 1951, criou este feriado forense em todo o território nacional. Todos os tribunais superiores, STF, STJ, TST, TSE e STM, suspenderam o expediente.

O Poder Judiciário é um dos três poderes da república, junto ao Executivo e ao Legislativo. Sua função é julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pela observância delas, a fim de assegurar a soberania da Justiça e a realização dos direitos e deveres.

DIA NACIONAL DA FAMILIA

A família é o primeiro grupo a que pertencemos, é a primeira sociedade em que somos incluídos. É a partir dela que adotamos nossos padrões e que formamos nossa identidade. Apesar disso, os modelos de família mudaram bastante ao longo do tempo.

Na família ideal existe amor, confiança, cooperação, respeito, obediência, compreensão e tolerância.

O bem-estar social está direta e proporcionalmente ligado a estabilidade da Família. Do valor dado à Família, depende o equilíbrio social. Do equilíbrio social depende o desenvolvimento e a segurança do Estado. Assim, pode-se afirmar que a Família está para o Estado, como o ar para os pulmões.

Nenhum comentário: