sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TSE e Ministério da Justiça assinam acordo para combater irregularidades nas eleições


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, firmaram dois acordos na sede da corte, em Brasília, nesta quinta-feira (9), para aprimorar as ações de combate a irregularidades no período eleitoral e para confirmar a criação de um documento único de identificação civil.
 
Em relação ao processo eleitoral, a parceria entre os órgãos permitirá ao TSE utilizar sistemas do laboratório de tecnologia do Ministério da Justiça para apurar denúncias de lavagem de dinheiro, fraudes e desvios em financiamento em campanhas.
 
O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, fez questão de frisar que a utilização do sistema que cruzará dados para verificar a origem das contas dos partidos não será utilizado de forma partidária, ou seja, não atenderá pedidos dos partidos nem será acionado sem que haja uma prova concreta de que as contas estejam irregulares.
 
"O Ministério da Justiça colocou o software à nossa disposição. [Usaremos o programa] Se tivermos, eventualmente, no exame das contas a suspeita de que elas estejam irregulares podemos utilizá-lo", disse o ministro.

Fonte: Portal UOL
 

Nenhum comentário: