sábado, 25 de setembro de 2010

Certidão de Nascimento on line é emitida pela primeira vez em Mossoró

O Go­ver­no do Es­ta­do fez pri­mei­ra emis­são de cer­ti­dão de nas­ci­men­to on line em Mos­so­ró nesta sexta, 24, na uni­da­de in­ter­li­ga­da que está lo­ca­li­za­da na Casa de Saúde Dix-Sept Ro­sa­do. A uni­da­de in­ter­li­ga­da da Casa de Saúde Dix-Sept Ro­sa­do é a se­gun­da im­plan­ta­da pelo Go­ver­no do Es­ta­do no Rio Gran­de do Norte, a pri­mei­ra está lo­ca­li­za­da na Ma­ter­ni­da­de Ja­nuá­rio Cicco em Natal.
 
O Pro­gra­ma de Er­ra­di­ca­ção do Sub-registro Civil de Nas­ci­men­to fará a cer­ti­dão on line de todas as crian­ças que nas­ce­rem no Cen­tro de Saúde Dix-Sept Ro­sa­do, se­guin­do o pa­drão de aten­di­men­to já efe­ti­va­do na Ma­ter­ni­da­de Ja­nuá­rio Cicco. O Cen­tro de Saúde Dix-Sept Ro­sa­do tem a média de nas­ci­men­to de 15 crian­ças por dia, e a Ma­ter­ni­da­de Ja­nuá­rio Cicco apre­sen­ta média de nas­ci­men­to de 14 crian­ças por dia.
 
O Pro­gra­ma é de­sen­vol­vi­do pelo Go­ver­no do Es­ta­do em par­ce­ria com a Se­cre­ta­ria Na­cio­nal de Di­rei­tos Hu­ma­nos e tem o ob­je­ti­vo de as­se­gu­rar à po­pu­la­ção o re­gis­tro de nas­ci­men­to. Além des­sas duas uni­da­des, o Go­ver­no pre­pa­ra a im­plan­ta­ção de mais 47 nas vá­rias re­giões do Es­ta­do.
 
As uni­da­des in­ter­li­ga­das (ma­ter­ni­da­de/car­tó­rio) estão sendo im­plan­ta­das em uni­da­des de saúde con­ve­nia­das ao SUS que rea­li­zam, no mí­ni­mo, 300 par­tos por ano. Elas estão pre­pa­ra­das para fa­ze­rem a emis­são da Cer­ti­dão de Nas­ci­men­to na pró­pria ma­ter­ni­da­de.
 
"Este é um pro­je­to muito im­por­tan­te. A cer­ti­dão de nas­ci­men­to é um do­cu­men­to in­dis­pen­sá­vel para o exer­cí­cio da ci­da­da­nia e para ga­ran­tir os di­rei­tos mais fun­da­men­tais ao ci­da­dão", disse o go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra.
 
A cer­ti­dão de nas­ci­men­to é o pri­mei­ro passo para a for­ma­ção do ci­da­dão. Sem o do­cu­men­to, as crian­ças ficam pri­va­das de di­rei­tos como o aces­so à edu­ca­ção, saúde e aos pro­gra­mas so­ciais. Os adul­tos não podem tirar ou­tros do­cu­men­tos como a car­tei­ra de iden­ti­da­de e CPF.
 
De acor­do com o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE), o Rio Gran­de do Norte apre­sen­ta uma taxa de sub-registro de 19,7% da po­pu­la­ção. A meta é re­du­zir esse ín­di­ce para 5% até o final de 2010. Para isso, o Es­ta­do cons­ti­tuiu um Co­mi­tê Ges­tor Es­ta­dual, for­ma­do por re­pre­sen­tan­tes das se­cre­ta­rias de Jus­ti­ça e Ci­da­da­nia, Saúde e Edu­ca­ção, Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e ou­tros ór­gãos e está rea­li­zan­do 80 mu­ti­rões, 30 já acon­te­ce­ram, em todas as re­giões do es­ta­do e ge­ren­ciar as ações com o ob­je­ti­vo de re­gis­trar a po­pu­la­ção sem a cer­ti­dão.
 
Ação Di­re­ta
 
A crian­ça ao nas­cer em qual­quer ma­ter­ni­da­de ou uni­da­de hos­pi­ta­lar da rede pú­bli­ca re­ce­be o do­cu­men­to DNV (De­cla­ra­ção Nas­ci­do Vivo). De posse dele, os pais devem ir ao car­tó­rio fazer o re­gis­tro civil. Em mui­tos casos isso não ocor­re. Ge­ran­do o pro­ble­ma do sub-registro de nas­ci­men­to.

Com o pro­gra­ma de er­ra­di­ca­ção, o Go­ver­no está im­plan­tan­do na pró­pria ma­ter­ni­da­de uma uni­da­de in­ter­li­ga­da para ga­ran­tir o Re­gis­tro on line logo após o nas­ci­men­to da crian­ça. Agora, os pais ao re­ce­be­rem o DNV se des­lo­cam com o do­cu­men­to a uni­da­de in­ter­li­ga­da lo­ca­li­za­da den­tro da ma­ter­ni­da­de, onde apre­sen­tam a do­cu­men­ta­ção que é trans­fe­ri­da on line para o car­tó­rio. No car­tó­rio são fei­tos os pro­ce­di­men­tos ne­ces­sá­rios e ex­pe­di­do on line o re­gis­tro de nas­ci­men­to da crian­ça. Na uni­da­de in­ter­li­ga­da, o re­gis­tro é im­pres­so e en­tre­gue aos pais.
 
As pró­xi­mas uni­da­des in­ter­li­ga­das serão ins­ta­la­das na pri­mei­ra se­ma­na de ou­tu­bro con­tem­plan­do os mu­ni­cí­pios de Natal - Uni­da­de Mista de Fe­li­pe Ca­ma­rão, Hos­pi­tal Santa Ca­ta­ri­na, Uni­da­de Mat. Inf. de Saúde das Quin­tas, Hos­pi­tal Cen­tral Cel. Pedro Ger­ma­no, PAPI, Pro­ma­ter, Hos­pi­tal An­to­nio Pru­den­te, Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal e Ma­ter­ni­da­de Dr. Leide Mo­rais; Ceará-Mirim - Hos­pi­tal Dr. Per­cí­lio Alves de Oli­vei­ra; Ma­caí­ba - Hos­pi­tal Re­gio­nal Al­fre­do Mes­qui­ta Filho; Par­na­mi­rim - Hos­pi­tal Ma­ter­ni­da­de Sadi Men­des; São Gon­ça­lo do Ama­ran­te - Hos­pi­tal Ma­ter­ni­da­de Be­lar­mi­na Monte; e São José de Mi­pi­bu - Hos­pi­tal Ma­ter­ni­da­de Jessé Frei­re.

Na pró­xi­ma se­ma­na acon­te­ce­rá na Casa da Ci­da­da­nia, em Natal, o trei­na­men­to com os agen­tes que tra­ba­lha­rão nas 14 uni­da­des in­ter­li­ga­das que serão im­plan­ta­das na ca­pi­tal e re­gião me­tro­po­li­ta­na.

Fonte: defato.com e dnonline
 

Nenhum comentário: