domingo, 15 de agosto de 2010

Aposentados já podem tirar contracheque no BB


Aposentados e pensionistas já podem retirar, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou no portal bb.com.br, o contracheque de seus benefícios. Nele constam informações como: histórico de créditos e débitos, valor da renda mensal, imposto de renda retido, empréstimo consignado e valor líquido para saque ou crédito em conta. A medida é resultado de acordo entre o Ministério da Previdência, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), sendo que o Banco do Brasil foi um dos primeiros bancos a implementá-la.

O demonstrativo de pagamento foi lançado na semana passada nasede do INSS, em Brasília. Estiveram presentes: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão e o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

O serviço está disponível tanto para correntistas do Banco do Brasil quanto para os não correntistas. Atualmente, o BB faz o pagamento de 7,2 milhões de aposentados e pensionistas e possui mais de 43 mil terminais de autoatendimento.Não haverá cobrança de tarifas para a primeira consulta mensal impressa e isenção total para consulta em tela sem impressão. Na internet, o serviço também não será cobrado. O novo serviço simplifica a vida do beneficiário que passa a obter no próprio banco onde recebe, não apenas o seu dinheiro, mas também informações que antes só estavam disponíveis no INSS (pessoalmente ou pela internet).

Já para o INSS, as vantagens são economia de impressão e postagem de documentos, processamento de consultas, melhoria no atendimento e redução de filas. Além disso, as impressões feitas em terminais de auto-atendimento gastam menos papel e tinta, contribuindo diretamente para a preservação do meio-ambiente.

Atualmente, os correntistas do BB já podem imprimir extratos com suas informações previdenciárias nos terminais de auto-atendimento e no portal bb.com.br. O extrato do INSS traz informações cadastrais, vínculos de emprego e remunerações do trabalhador. O segurado tem acesso a todos os seus vínculos informados desde 1976. Já as remunerações mensais, que serviram de base para as contribuições previdenciárias, são visualizadas a partir de julho de 1994. De acordo com a lei, apenas as contribuições desta data em diante são utilizadas no cálculo do valor do benefício.

Fonte: Blog do Cardoso Silva

Nenhum comentário: