sábado, 28 de agosto de 2010

29 de agosto - Dia nacional de combate ao fumo

Sesap promove ações anti-tabagismo no domingo

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) preparou ações anti-tabagismo para serem desenvolvidas amanhã (29), quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Desde a última segunda-feira (23), algumas atividades já vinham sendo desenvolvidas neste sentido.

Para o domingo, está programada panfletagem e troca de cigarros por bonbons, das 8h às 12h, no trecho que vai da Ponta do Morcego até a Praia do Forte. Para a comemoração, hospitais e unidades de saúde vão promover palestras sobre o tabagismo para funcionários e usuários. Alguns dos que aderiram à proposta foram o João Machado e o Hospital Naval, cujos eventos estão programados para a segunda-feira (30), às 8h e às 12h30, respectivamente.
 
Conforme divulgado pela Sesap, a atividade tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar a população para os males causados pelo tabagismo. A fumaça, por exemplo, acarreta problemas de saúde que vão da rinite, sinusite e asma até a catarata, câncer de pulmão, infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita de bebês que sejam fumantes passivos.
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo passivo é a terceira causa de mortes evitáveis no mundo, sendo precedido pelo tabagismo ativo e pelo alcoolismo. Estima-se que uma média de sete brasileiros morram a cada dia por doenças causadas pelo fumo passivo.
 
Fonte: nominuto.com
 

Nenhum comentário: