quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Secretária Estadual de Educação afirma que déficit de professores no RN é de 3 mil


Apesar da convocação de 1.032 professores, secretária Betania Leite diz que substituição de professores por estagiários é um problema. 

As lacunas da educação do Rio Grande do Norte continuam sendo alvo de questionamentos aos gestores públicos do Estado. Na manhã desta quarta-feira (9), a secretária estadual de Educação, Betania Leite contou em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM que o déficit de professores no Rio Grande do Norte é de mais de 3 mil, falou sobre a falta do Plano Estadual de Educação, fechamento de escolas e merenda escolar.

“No quadro de professores do Estado estão faltando mais de 3 mil professores. Convocamos 1.032 nos pólos de Natal e Mossoró, mas muitos estagiários vem assumindo a função de professores o que se torna o quadro de temporário para permanente, pela ausência de previsão do sistema”, argumenta a secretária.

O déficit da falta de professores no Estado é um dos problemas listados pela secretária e educadora, que citou ainda a falta de professores nas disciplinas especificas como química, ciência, biologia, matemática como outro problema. 

“Futuramente, vamos precisar de professores de Espanhol, Filosofia e Sociologia, que cuidem da formação do aluno, do cidadão. Este sistema precisa ser discutido, remodelado para o novo tempo”, justifica.

Para Betania Leite ela, a solução para os problemas na educação passam por uma política de formação e valorização dos professores. “O problema é que não temos uma carreira atrativa, para manter a permanência do professor na carreira com dignificação do trabalho do professor. Não é possível continuar com um magistério mal pago, sem atrair as grandes cabeças porque a formação do ser humano exige muito conhecimento. É a escola que forma, a família tem que ajudar e não podemos mais esperar”, explica a educadora.

Durante a entrevista, a secretária contou que o piso salarial pago no Rio Grande do Norte tem média de R$ 1.030 e no Brasil, é de R$ 1.065, mas que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá ter “um olhar muito atento para a valorização do professor”.

Sobre as possíveis crises na educação e as greves dos professores, Betania Leite Ramalho disse estar confiante e que já iniciou o diálogo com os sindicatos. “Vamos gerenciar as crises com muito diálogo, procurando dar o melhor para reestruturar as secretarias de educação, até porque não se resolve o problema mudando de secretário, nem mudando de governo. A própria categoria quer ajudar a resolver os problemas da categoria”, explica.

Um dos projetos da secretária Betania Leite, comentado durante a entrevista, é a criação do Plano Estadual de Educação, que segundo ela já deveria estar em curso. “O Plano é algo que deveria estar em curso. É a referência maior da educação, da política de educação que implica no que deve ser ensinado e aprendido”, frisa.

O jornalista e apresentador do Jornal 96 Diógenes Dantas, leu algumas perguntas feitas pelo twitter a secretária sobre o fechamento das escolas estaduais Winston Churchill e do Atheneu. “As aulas no turno da noite do Churchill não se justifica pelo pequeno número de alunos, medida que já foi estudada para minimizar custos e maximizar o ensino. Estamos reestudando as decisões, eu particularmente sou a favor de que uma escola não se fecha, um turno não se fecha, mas temos que avaliar os gastos injustificáveis e temos uma restrição orçamentária e falta de professores”, detalha a secretária.

Para melhorar a situação, a gestora da pasta de educação já fez os primeiros cortes e em janeiro consegui atingir um corte de 35% nos gastos da pasta.

A ausência de transporte escolar no interior do Estado também foi alvo de perguntas a secretária que disse “não existir problemas no sistema do transporte escolar, já que é um programa do governo federal com contrapartida no governo estadual”, contou Betania. Mesmo assim, ela conta que os prefeitos do interior podem estar fazendo má gestão do recurso destinada aos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

A situação da merenda escolar nas escolas e creches estaduais também será alterada, com uma nova licitação e a mudança na prestação de contas.

Nominuto.com


Nenhum comentário: