sábado, 12 de fevereiro de 2011

METEOROLOGISTAS SE REÚNEM PARA ANALISAR PREVISÕES CLIMÁTICAS PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO

Meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, estarão reunidos em Natal na próxima semana com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido nordestino para março e maio. A reunião será coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – Emparn.

A III Reunião de Análises Climáticas para o Semiárido Nordestino será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, no Centro Administrativo. A abertura do encontro acontecerá na quinta-feira (17), às 8h, no local do evento.

No primeiro dia serão apresentadas mini palestras. Os meteorologistas irão discutir o índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da Seca para o Semiárido Nordestino, com palestra ministrada por Josemir Araújo Neves, da EMPARN; e os Modelos Estocáticos para Previsão Climática, tema que será apresentado por Paulo Sérgio Lúcio, da UFRN, e se refere a modelos matemáticos que não oferecem soluções únicas, mas apresentam uma distribuição de soluções associadas a uma probabilidade.

Na sequência, será feita a análise da condição pluviométrica e das condições oceânico-atmosféricas, além de uma audioconferência com o CPTEC/SP, INMET - Brasília e outras instituições de pesquisa. A discussão online servirá para enriquecer o documento final com a previsão climática para todas as regiões do País e, de modo especial, para o Nordeste, de março a maio. As discussões técnicas serão fechadas ao público.

A divulgação da previsão climática ocorrerá na cerimônia de encerramento do encontro, na sexta-feira (18), às 11h, no Auditório da Sape. Na oportunidade, será entregue à sociedade o boletim com a previsão para os meses de março, abril e maio
 
 
 

Nenhum comentário: