sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão reduz oferta de água em várias cidades do Rio Grande do Norte


Com a pane no sistema elétrico da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que provocou um apagão ocorrido nesta madrugada na maioria dos estados do Nordeste, as captações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foram paralisadas durante aproximadamente quatro horas, causando diminuição na oferta de água em algumas regiões. A expectativa da empresa é de que o abastecimento seja normalizado em todo o Estado em 24h, chegando a 48h nos casos extremos, em que a pane comprometeu equipamentos da Companhia.
 
Em Natal, a oferta de água sofreu diminuição em parte do Tirol, Petrópolis, Morro Branco, Alecrim, Mãe Luiza e Bairro Planalto cujo abastecimento estará normalizado até o início da noite desta sexta-feira (4). O gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, tranqüiliza a população, haja vista que o horário da falta de energia, na madrugada, quando o consumo de água é baixo, a maioria dos natalenses não enfrentou problema de falta de água. Na Zona Norte da capital, até a madrugada deste sábado (5) o fornecimento estará normal no Alto da Torre e na Comunidade Santa Inês, informa o gerente da Regional Natal Norte, Ricardo César Marinho. Já no litoral Sul do Estado, o apagão não chegou a comprometer o abastecimento.

Em Mossoró, a falta de energia paralisou a distribuição de água pela Adutora Jerônimo Rosado, com reflexos nas partes mais altas da cidade. “A expectativa é de que o abastecimento volte à normalidade até a manhã deste sábado (5)”, informa o gerente da Regional Mossoró, João Maria de Sousa. Segundo ele, em algumas áreas do Alto de São Manoel e do Conjunto Vingt-Rosado a oferta de água foi prejudicada, tendo em vista problema elétrico no sistema de bombas do poço P-21. A substituição do equipamento está sendo providenciada.
 
Outras regiões do estado

Também foram registrados problemas no abastecimento de água das cidades de Angicos, em decorrência da queima do transformador da captação que abastece o município, que está sendo substituído e o sistema deve voltar à normalidade ainda nesta sexta-feira (4). No Alto Oeste o abastecimento já foi regularizado em praticamente todos os municípios, incluindo Pau dos Ferros. O problema está na cidade de São Miguel, em que uma das bombas apresentou problemas quando a energia voltou e a equipe da Caern está realizando a manutenção ou, se for o caso, a troca do equipamento.
 
Outros municípios afetados pela pane elétrica foram Macau e Afonso Bezerra, em que a bomba da Estação Elevatória de Esgotos deixou de funcionar, provocando transtornos para a população. O gerente da Regional Assu, Antônio de Pádua, afirma que o serviço de manutenção já foi realizado e a Estação voltou a bombear.
 
Segundo o Ministério das Minas e Energia, o blecaute que atingiu Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia foi provocado por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, que fica na fronteira entre Pernambuco e Bahia. As causas da pane elétrica que provocou transtornos à população dos estados nordestinos ainda estão sendo identificadas. No Rio Grande do Norte, a falta de energia teve início por volta das 23h de quinta-feira (3), só sendo restabelecida às 4h da manhã desta sexta-feira (4).
 
Fonte: Da redação do diário de Natal



Nenhum comentário: