quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA! Beneficiários agora têm declaração de renda no extrato bancário

O aposentado que precisar da declaração de renda não terá mais que ir a uma Agência da Previdência. A partir de agora, consta no extrato bancário, retirado no caixa eletrônico, a renda do benefício, bem como a qualidade de beneficiário do INSS. Esse mecanismo facilita a vida do cidadão idoso que tem direito ao transporte interestadual gratuito. Antes, o aposentado tinha que agendar atendimento em uma Agência para obter a declaração que comprova a renda e, assim, conseguir retirar a passagem gratuitamente.

O demonstrativo será disponibilizado mensalmente nos terminais de autendimento. O beneficiário ainda pode ter acesso ao demonstrativo por meio da internet, caso receba o benefício via crédito em conta. A medida facilita o acesso à declaração de mais de 10 milhões de idosos em todo o país que precisam comprovar a renda para obter a passagem gratuita.

De acordo com o Estatuto do Idoso, as empresas de ônibus interestaduais devem reservar aos idosos com idade mínima de 60 anos e renda de até dois salários mínimo, dois assentos gratuitos, em cada ônibus convencional. Tais empresas exigem a declaração de renda para conceder a passagem sem custo ao idoso. Se os assentos já estiverem preenchidos, deve ser concedido o desconto mínimo de 50% no valor da passagem.

Nenhum comentário: