quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Expansão do Samu será rediscutida no RN


Parte das ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde para a expansão do Samu no interior do Rio Grande do Norte, e que estavam paradas em um galpão da capital há sete meses, já tem destinação: serão utilizadas para substituir as atuais ambulâncias do Samu Metropolitano, que atende às cidades da Região Metropolitana de Natal. Dos 30 veículos novos, 14 vão ser usados com esse objetivo. Os demais e outras ambulâncias que ainda vão chegar terão de aguardar uma definição sobre como o serviço será expandido para o restante do território potiguar.

Secretária adjunta de Saúde, Ana Tânia Sampaio, explicou que a proposta de expansão está mantida, mas a forma como ocorrerá ainda vai ser analisada com as prefeituras e com o Ministério da Saúde. “Vamos tentar, o mais rápido possível, discutir essa expansão. Talvez não nos moldes que estava previsto e talvez tenha de haver um enxugamento, porque temos de ver a própria situação financeira do estado. A proposta de expansão continua, mas deve haver ajustes no processo: jurídicos e legais, com certeza, e técnicos, talvez”, enfatizou.

Como o Ministério da Saúde havia se comprometido em enviar 14 novas ambulâncias para substituir as atuais do Samu Metropolitano, a Sesap pediu e conseguiu autorização do Ministério da Saúde para adiantar essa substituição usando parte das 30 que estavam paradas. Além das 16 restantes, as primeiras ações de expansão da rede para o interior vão poder contar ainda com as 14 que virão – que seriam para substituir as atuais – além das 14 que já prestavam serviços e que vão para a revisão, das quais boa parte deve ser aproveitada.

Ana Tânia espera uma definição sobre o modelo de expansão até o final deste mês de janeiro e diz que o objetivo do governo é estruturar, ainda este ano, bases em pelo menos duas regiões do estado, provavelmente de uma forma diferente da pensada no governo de Iberê de Souza. “A gente vai ajustar isso, já que houve na própria gestão anterior dificuldades para o cumprimento do convênio com as prefeituras, que deveria ter sido executado até dezembro”, lembra.

Fonte: Blog do Cardoso Silva




Nenhum comentário: