domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tiririca e outros 17 deputados eleitos declaram não ter qualquer patrimônio


Um levantamento do site Congresso em Foco revela que 18 deputados eleitos, entre eles o palhaço Tiririca (PR-SP), declararam à Justiça Eleitoral, no ato de registro de candidatura, não ter nenhum tipo de bem. Na época da campanha, o comediante foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de omitir dados da sua declaração de bens. O órgão fez a denúncia após reportagem publicada pela revista ‘Veja’ no ano passado, que mostrou que Tiririca não declarou patrimônio por conta de processos trabalhistas e de sua ex-mulher. A denúncia, no entanto, acabou sendo rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). ( Leia também: Legendas terão direito a cerca de R$ 300 milhões do Fundo Partidário )

Entre os parlamentares que fazem parte das listas estão ainda a terceira candidata mais votada de São Paulo, Bruna Furlan (PSDB), de 27 anos, e Nilton Capixaba (PTB-RO), réu na Justiça Federal de Mato Grosso como um dos pivôs do escândalo dos sanguessugas. Ele foi apontado pela CPI como um dos líderes do “braço político” do esquema de venda de emendas parlamentares e superfaturamento de ambulâncias. Nilton Capixaba foi acusado ainda de receber R$ 631 mil do esquema, o segundo maior montante dentre todos os congressistas.

O Conselho de Ética da Câmara chegou a pedir, em 2006, a cassação do mandato de Capixaba. No entanto, a legislatura terminou antes da análise do pedido pelo plenário. Nilton Capixaba se defende, classificando as acusações como levianas.

- Nilton Capixaba acredita na Justiça e tem certeza de que a população vai saber discernir este momento lamentável da política de Rondônia - disse a assessoria do petebista ao Congresso em Foco durante a campanha eleitoral. Capixaba voltou à Câmara com a terceira maior votação da bancada de Rondônia: 52 mil votos.

Na lista do Congresso em Foco, que foi baseada no registro de candidatura do site do TSE, aparece ainda o nome de Alfredo Syrkis. Procurado pelo GLOBO, o deputado disse ter declarado seus bens:

- Declarei R$166 mil em aplicações e um carro Polo. Não sei se o TSE ou TRE-RJ se confundiram, mas declarei meu patrimônio - disse ele.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que os dados de Syrkis em sua página foram enviados do TRE-RJ. Procurado, o Tribunal Regional do Rio de Janeiro pediu dois dias úteis para conferir a declaração física de bens do parlamentar e constatar se há ou não erro de divulgação.

Em carta enviada à Redação do GLOBO, Syrkis detalhou seu patrimônio e disse estar "na irônica circunstância de ter que prestar explicações sobre um patrimônio... pequeno demais!".

"A matéria ao que parece tem como fonte um erro no site do TSE. Tanto ao TRE-RJ, na inscrição de minha candidatura, quanto ao Congresso, para a posse, entreguei aquela relação de bens que consta de minha declaração de imposto de renda, de 2010, relativo ao ano base 2009. Nela está listado um patrimônio de R$ 166 976,17 (cento e sessenta e seis mil reais e dezessete centavos) em contas correntes, ações e aplicações e um carro Sedan Polo. Não tenho mais, desde meu processo de divórcio, em 2005, bem imóvel, tendo vendido o apartamento, três quartos, sala, que possuía nos anos 80, quando iniciei minha atuação política institucional.", diz ele em um trecho da carta.

Ao contrário do deputado do PV, a assessoria da tucana Bruna Furlan confirmou a declaração de bens da parlamentar. Ela não possui patrimônio.

Conheça os 18 deputados que declararam não ter bens:

1.Alfredo Syrkis (PV-RJ)
2.Amauri Teixeira (PT-BA)
3.Arnaldo Jordy (PPS-PA)
4.Aureo (PRTB-RJ)
5.Bruna Furlan (PSDB-SP)
6.Davi Alcolumbre (DEM-AP)
7.Dr. Grilo, (PSL-MG)
8.Dr. Paulo César (PR-RJ)
9.Evandro Milhomem (PCdoB-AP)
10.Henrique Oliveira (PR-AM)
11.Lindomar Garçon (PV-RO)
12.Luiz Carlos (PSDB-AP)
13.Márcio Marinho (PRB-BA)
14.Mendonça Prado (DEM-SE)
15.Nilton Capixaba (PTB-RO)
16.Pastor Eurico (PSB-PE)
17.Tiririca (PR-SP)
18.Vinicius Gurgel (PRTB-AP)

Da Agência O Globo



Álcool está associado a 30% dos casos de violência doméstica e sexual contra mulheres


Dados inéditos do Ministério da Saúde mostram que a suspeita de ingestão de bebida alcoólica por parte do provável agressor foi relatada por 30,3% das mulheres vítimas de violências doméstica, sexuais e outras violências, durante todo o ano de 2008. Em 62,7% dos casos de violência contra mulheres, a agressão ocorreu em residência e 39,7% delas afirmaram já terem sido agredidas anteriormente. 

Do total de 8.766 vítimas atendidas em unidades de referência, 6.236 foram do sexo feminino (71,1%), incluindo crianças, adolescentes e pessoas idosas. Mulheres casadas ou que viviam em união estável representaram 25,6% das vítimas, enquanto que as solteiras responderam por 38,7% dos registros. 

Os dados são do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), estudo realizado em serviços de referência para atendimento de vítimas de violência doméstica, sexual e outras violências, em 18 municípios de 14 estados. Entre as vítimas do sexo feminino, os casos se concentraram em adolescentes e jovens na faixa dos 10 aos 19 anos (28,8%), crianças de 0 a 9 anos (21%) e mulheres dos 20 aos 29 (19,9%) e dos 30 aos 39 anos (13,9%). As menores concentrações foram identificadas nas faixas etárias de 40 a 49 (7,8%), 60 anos ou mais (4,3%) e de 50 a 59 (3,5%). 

“O estudo permite ao Ministério da Saúde, aos estados e aos municípios traçar o perfil das vítimas e dos autores das agressões, para subsidiar ações de enfrentamento a esses problemas, por meio de políticas públicas de prevenção e de promoção da saúde e da cultura de paz”, avalia Marta Silva, coordenadora da área técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde. 

AUTORIA E LOCAL – Homens foram responsáveis por 70,3% dos casos de violência sexual, doméstica e outras violências contra mulheres. Os agressores foram parceiros com quem elas mantinham relação estável/cônjuge (18,7%), ex-cônjuge (6%), namorado (2,4%) e ex-namorado (2%), o que revela a violência doméstica. 

Em 14,2% dos casos, a violência foi praticada pelos pais, o que também evidencia a violência doméstica ou intrafamiliar. Pessoas desconhecidas (13,5%) e amigos (13,3%) também figuram entre os principais prováveis agressores, segundo relatos das vítimas. 

Depois da residência, a escola foi o segundo local de ocorrência mais relatado (11%) de violências contra mulheres, porém com percentual menor do que as fichas sem informação (21%). 

VIOLÊNCIA CONTRA HOMENS – Das 8.766 vítimas de violência sexual, doméstica e outras violências atendidas em unidades de referência, 2.530 (28,9%) foram homens, no ano de 2008. Entre eles, 30,2% tinham de 0 a 9 anos; 23,4% eram adolescentes entre 10 e 19 anos; e 16,8% tinham entre 20 e 29 anos. 

A suspeita do uso de álcool por parte do agressor foi relatada por 27,7% dos homens atendidos nos serviços de referência. Em 56,6% dos casos, o agressor foi outro homem. Os principais autores das agressões foram amigos (15,7%), desconhecidos (16%) e os pais (23,4%) – o que também revela a violência doméstica. 

A casa foi o local da violência em 44,5% dos casos, enquanto 20% ocorreram na escola. Em 24,1% dos registros, não havia informação sobre o local onde aconteceu a violência contra os homens. A chamada violência de repetição, quando a vítima é agredida mais de uma vez, foi observada em 26,3% dos homens atendidos. 

TIPOS DE VIOLÊNCIA – A violência física foi a principal causa de atendimento (55,8%), sendo 52% em pessoas do sexo feminino e 65,1% no sexo masculino. A violência psicológica ou moral foi responsável por 41,2% dos casos – 49,5% em mulheres e 20,8% em homens. 

A violência sexual foi responsável por 31,7% dos casos (39% em mulheres e 13,9% em homens). Negligência/abandono foi registrado em 13,6% do total de atendimentos (11,1% no sexo feminino e 19,6% no masculino). No entanto, em 39,3% dos atendimentos não se verificou nenhuma lesão física. 

ESCOLARIDADE – Quanto à escolaridade, considerando o total de pessoas atendidas que sofreram violências, 24,5% das pessoas declararam ter entre 5 e 8 anos de estudo; 21% tinham de 0 a 4 anos de estudo; e 16%, de 9 a 11 anos de frequência na escola. 

RAÇA E COR – A análise mostra que 4.026 pessoas (45,9%) declararam ser de cor branca e 3.132 (35,7%), de cor parda. As pessoas que se declararam de cor da pele parda e preta, que representam os negros, totalizaram 43,6% das vítimas de violências. As menores proporções foram encontradas entre amarelos e indígenas (0,6%, cada). As fichas sem informação somam 9,3%. 

ENCAMINHAMENTOS – As mulheres foram encaminhadas para os Conselhos Tutelares em 30,8% dos atendimentos e em 25,6% para Delegacia Especializada da Mulher. Quanto ao encaminhamento dos homens, 29,9% foram para os Conselhos Tutelares e em 20% para outras delegacias. 

AÇÕES DO MINISTÉRIO – Para estimular o enfrentamento dos acidentes e violências, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo, junto com as Secretarias de Saúde de estados, de municípios e do Distrito Federal, ações que seguem as Políticas Nacionais de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências e de Promoção da Saúde. 

Destaque para os Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde, presentes em 450 municípios, de todos os estados, com investimento anual de R$ 34 milhões. Eles têm papel fundamental na articulação e implementação de redes de atenção e proteção às vítimas de violência e suas famílias. Desenvolvidas em parceria com outros setores, como assistência social, educação, direitos humanos e segurança pública, as ações são voltadas para a prevenção das violências (incluindo a doméstica e a sexual) priorizando crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. 

Também são importantes as ações de prevenção do Programa Saúde nas Escolas – uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, presente em 2.549 municípios, em todos os estados. Em 2009 e 2010, foram investidos R$ 93,6 milhões. 

Outra iniciativa é a parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em articulação com as Unidades de Saúde da Família, e da Campanha Nacional do Desarmamento. 

A redução do uso abusivo de álcool e outras drogas também tem sido uma prioridade no setor saúde para a prevenção das violências, por meio de medidas de educação permanente, campanhas, acesso a tratamento de dependentes e medidas de fiscalização e controle, definidas na Política Nacional sobre o Álcool, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e o Ministério da Justiça. 

Nessa área, também se destaca o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas (PEAD 2009-2010), elaborado pelos Ministérios da Saúde e da Justiça e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. 

“Todas essas ações são desenvolvidas em articulação com outros setores do governo, organizações não-governamentais e setor privado, seja por meio de campanhas que busquem a promoção de comportamentos, hábitos e ambientes seguros e saudáveis, bem como a mobilização e participação da sociedade”, comenta Marta Silva.

Do portal.saude.gov.br.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Confira a previsão do tempo para este sábado no Rio Grande do Norte


Circulação de vento sobre o estado favorece a predominância de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

O sábado (5) deve ser de calor em todo o Rio Grande do Norte. Segundo previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a circulação de vento sobre o estado favorece a predominância de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

No entanto, somente na Região do Oeste é que deve ocorrer formação de instabilidades isoladas e pancadas de chuvas.

No Litoral e no Agreste Potiguar, céu parcialmente nublado a claro durante todo o dia. Em Natal, sol com algumas nuvens. Pode chover rápido durante o dia e à noite. A mínima deve ser de 23ºC e máxima não passa dos 31ºC. Em Santa Cruz, pode chover a qualquer hora do dia. Máxima de 33ºC e mínima também de 22ºC.

Já no Vale do Açu, Seridó, Oeste e Alto Oeste do estado, o céu deve permanecer claro e faz muito calor. Em Mossoró, as temperaturas batem a casa dos 36ºC. Em Caicó, máxima de 34ºC e mínima de 23ºC.

Confira a previsão para todo o Nordeste:

Neste sábado o sol aparece forte, faz calor e não chove no sudoeste da Bahia. No Maranhão, sul, centro-norte e na capital do Piauí e também no Sertão do Rio Grande do Norte, da Paraíba e no norte de Pernambuco, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte e acontecem rápidas e isoladas pancadas de chuva no decorrer do dia.

Fonte: nominuto.com

 

Estado convoca 1.032 professores temporários




Secretaria de Estado de Educação e Cultura convoca 1.032 professores de contratos temporários selecionados em processo simplificado para provimento de vagas, realizado em setembro de 2010. “Estamos tomando todas as providências para garantir as condições necessárias para o início do ano letivo no dia 14 deste mês. Nesse sentido, estamos contratando professores temporários, atuando na área pedagógica, e garantindo o transporte escolar, a merenda escolar, e os repasses financeiros para as escolas”, afirmou a secretária de Educação, professora Betânia Ramalho.

Os professores terão que se apresentar a partir de terça-feira, 8 de fevereiro. Os candidatos dos municípios pertencentes as Direds (Diretorias Regionais de Educação) de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara e Macau, devem se apresentar na sede do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep), Rua Trairí, nº 480, Petrópolis, Natal. A apresentação será feita nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, nos horários de 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Os candidatos dos municípios pertencentes as Direds de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, devem se apresentar na sede da 7ª Dired em Santa Cruz, Rua Ministro Mário Andreazza, nº 35, Conjunto Augusto Fernandes Pereira. A apresentação será feita no dia 8 de fevereiro, nos horários de 8 às 12 h, 14 às 18 horas.

Já os candidatos dos municípios pertencentes as Direds de Angicos, Mossoró, Umarizal e Pau dos Ferros devem se apresentar na sede da 12ª Dired em Mossoró, Rua Cunha da Mota, nº 10, Centro. A apresentação será feita nos dias 8 e 9 de fevereiro, nos horários de 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Documentação

Os professores convocados devem levar no ato da apresentação, o currículo impresso obtido na inscrição; comprovante de taxa de inscrição; cópia da identidade; comprovante de residência; cópia do título de eleitor e comprovação de quitação; cópia do CPF; cópia do PIS ou PASEP; cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino); cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; cópia de Certidão de Nascimento dos filhos; cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso, e contrato de trabalho); número de Conta Bancária e agência em nome do titular do contrato (Banco do Brasil); e cópia da documentação declarada no Currículo Pessoal.

Fonte: dnonline



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Acredite se quiser!!! Apesar do apagão Ministro afirma que sistema elétrico é o mais moderno do mundo


Falha no sistema elétrico aconteceu em um componente chamado “cartela”, que faz parte do sistema de proteção da subestação.

O blecaute registrado na madrugada desta sexta-feira (4) foi causado por uma falha no sistema elétrico, em um componente chamado “cartela”, que faz parte do sistema de proteção da subestação. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, “não há no mundo nada mais moderno que o sistema elétrico brasileiro”.
 
A falha aconteceu na subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. O ministro negou ainda que tenha ocorrido uma sobrecarga no sistema. A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.
 
"Estes estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. Edison Lobão informou que vai se reunir com o Operador Nacional do Sistema, a Aneel, a Chesf e distribuidoras de energia para avaliar situação. O encontro será na segunda-feira (7).
 
O fornecimento de energia nos estados do Nordeste foi retomado durante a madrugada, mas trouxe inúmeros prejuízos. A rede bancária da Caixa Econômica Federal, por exemplo, amanheceu sem funcionar.
 
Fonte: nominuto.com
 
 

Apagão reduz oferta de água em várias cidades do Rio Grande do Norte


Com a pane no sistema elétrico da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que provocou um apagão ocorrido nesta madrugada na maioria dos estados do Nordeste, as captações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foram paralisadas durante aproximadamente quatro horas, causando diminuição na oferta de água em algumas regiões. A expectativa da empresa é de que o abastecimento seja normalizado em todo o Estado em 24h, chegando a 48h nos casos extremos, em que a pane comprometeu equipamentos da Companhia.
 
Em Natal, a oferta de água sofreu diminuição em parte do Tirol, Petrópolis, Morro Branco, Alecrim, Mãe Luiza e Bairro Planalto cujo abastecimento estará normalizado até o início da noite desta sexta-feira (4). O gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, tranqüiliza a população, haja vista que o horário da falta de energia, na madrugada, quando o consumo de água é baixo, a maioria dos natalenses não enfrentou problema de falta de água. Na Zona Norte da capital, até a madrugada deste sábado (5) o fornecimento estará normal no Alto da Torre e na Comunidade Santa Inês, informa o gerente da Regional Natal Norte, Ricardo César Marinho. Já no litoral Sul do Estado, o apagão não chegou a comprometer o abastecimento.

Em Mossoró, a falta de energia paralisou a distribuição de água pela Adutora Jerônimo Rosado, com reflexos nas partes mais altas da cidade. “A expectativa é de que o abastecimento volte à normalidade até a manhã deste sábado (5)”, informa o gerente da Regional Mossoró, João Maria de Sousa. Segundo ele, em algumas áreas do Alto de São Manoel e do Conjunto Vingt-Rosado a oferta de água foi prejudicada, tendo em vista problema elétrico no sistema de bombas do poço P-21. A substituição do equipamento está sendo providenciada.
 
Outras regiões do estado

Também foram registrados problemas no abastecimento de água das cidades de Angicos, em decorrência da queima do transformador da captação que abastece o município, que está sendo substituído e o sistema deve voltar à normalidade ainda nesta sexta-feira (4). No Alto Oeste o abastecimento já foi regularizado em praticamente todos os municípios, incluindo Pau dos Ferros. O problema está na cidade de São Miguel, em que uma das bombas apresentou problemas quando a energia voltou e a equipe da Caern está realizando a manutenção ou, se for o caso, a troca do equipamento.
 
Outros municípios afetados pela pane elétrica foram Macau e Afonso Bezerra, em que a bomba da Estação Elevatória de Esgotos deixou de funcionar, provocando transtornos para a população. O gerente da Regional Assu, Antônio de Pádua, afirma que o serviço de manutenção já foi realizado e a Estação voltou a bombear.
 
Segundo o Ministério das Minas e Energia, o blecaute que atingiu Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia foi provocado por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, que fica na fronteira entre Pernambuco e Bahia. As causas da pane elétrica que provocou transtornos à população dos estados nordestinos ainda estão sendo identificadas. No Rio Grande do Norte, a falta de energia teve início por volta das 23h de quinta-feira (3), só sendo restabelecida às 4h da manhã desta sexta-feira (4).
 
Fonte: Da redação do diário de Natal



Lei determina suspensão no pagamento da assinatura básica de telefone


De autoria do deputado Robinson Faria, documento foi publicado na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado.

A cobrança das tarifas de assinatura básica feitas pelas empresas de telefonia fixa e móvel está vedada no Rio Grande do Norte. A decisão é objeto da Lei nº 9.450, de autoria do, à época deputado estadual Robinson Faria.

O documento foi publicado na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE) e diz ainda no seu artigo 2º que “O descumprimento do quanto disposto nesta Lei importará na multa prevista”.

A Lei entrará em vigor no prazo de 120 dias a contar da data em que foi publicada, ou seja, dia 31 de maio deste ano. A decisão foi assinada pela deputada Márcia Maia quando ocupou a presidência da Casa.

Atual vice-governador do Rio Grande do Norte e titular da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Robinson Faria comentou não ser justo o consumidor e o usuário pagar uma espécie de “franquia”.


Fonte: nominuto.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Governo anuncia remédios gratuitos para hipertensão e diabetes


Medicamentos serão oferecidos gratuitamente a partir de 14 de fevereiro. É necessária apresentação de receita médica em farmácia conveniada.

confira a lista de todos os medicamentos:

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta quinta-feira (3) que, a partir do próximo dia 14, serão gratuitos os medicamentos para diabetes e hipertensão oferecidos pelo programa  Aqui Tem Farmácia Popular. Para se adquirir o medicamento gratuito pelo programa, é necessária a apresentação de receita médica.

Desde 2004, o programa Farmácia Popular oferece descontos de até 90% para 108 tipos de medicamentos. A diferença é que, a partir do dia 14, os medicamentos para diabetes e hipertensão do programa passam a ser gratuitos.

Segundo o Ministério da Saúde, para se ter acesso aos remédios gratuitos, é preciso apresentar, em uma farmácia conveniada, o CPF, um documento com foto e a receita médica, seja de médico da rede pública, seja de médico particular.

Não há, de acordo com o ministério, uma lista específica de medicamentos que podem ser retirados de graça nas farmácias. O paciente precisa verificar se a drogaria fornece o remédio prescrito pelo médico. O atendimento dependerá da disponibilidade do medicamento na farmácia.

De acordo com dados do governo, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensão e outras 7,5 milhões, de diabetes.

Fraldas geriátricas

O Ministério da Saúde informou ainda que fraldas geriátricas também foram incluídas no programa Farmácia Popular, mas não serão gratuitas.
De acordo com o ministério, para a aquisição de fraldas geriátricas pelo programa, será necessária a apresentação de um laudo ou atestado médico que indique o tipo de fralda que o paciente necessita.

No site do ministério, está disponível uma lista de 36 modelos de fraldas geriátricas incluídas no programa Farmácia Popular.

Promessa de campanha

A gratuidade de medicamentos foi uma das promessas de campanha de Dilma durante a campanha eleitoral. Em seu primeiro evento público no Palácio do Planalto após a posse, em 1º de janeiro, a presidente afirmou que inaugurar a gratuidade de medicamentos seria uma das expressões de seu compromisso em erradicar a pobreza.

“Não há diferença entre ricos e pobres no que se refere àqueles que precisam do medicamento. Vamos concentrar nosso esforço para impedir que o ônus da diferença da renda coloque em risco os portadores de doenças para as quais a medicina já tem tratamento.Talvez seja na saúde que a diferença de renda tenha a expressão mais perversa”, disse a presidente.

A presidente lembrou o compromisso assumido na campanha e afirmou que o anúncio da oferta gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes foi um “bom começo” para o seu governo.

“Eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que assumi. Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso país. Por isso, durante a campanha e neste primeiro mês de governo, decidi que é dever do estado proporcionar a todos o acesso a medicamentos”, declarou Dilma.

Ela fez ainda um balanço do primeiro mês de governo. “Acho que o primeiro mês foi de muito trabalho e acredito que é um indicativo da quantidade de trabalho que tenho nos próximos [meses]”.

O programa

Atualmente, o governo arca com 90% do custo dos 24 tipos de medicamentos que fazem parte do programa Farmácia Popular. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no caso dos medicamentos de hipertensão e diabetes, foi feito um acordo para que a indústria farmacêutica reduzisse as margens de lucro, a fim de permitir a gratuidade.

Em todo o Brasil, segundo o governo, 15 mil estabelecimentos fazem parte do programa de farmácias populares. Por mês, o programa atende 1,3 milhão de pessoas, dos quais cerca de 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos.

O orçamento do programa é de R$ 470 milhões por ano. Além de pacientes com hipertensão e diabetes, o programa oferece remédios para o tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma.

Auditoria

No início da cerimônia, o ministro da Saúde afirmou que o governo também está investindo em controle e auditoria do programa para evitar fraudes.

Além disso, disse que um grupo técnico vai acompanhar a implantação da nova fase. O controle dos medicamento fornecidos pelas farmácias populares é feito por meio da receita médica.

Fonte: Portal G1


Orkut completa 7 anos de vida

O Orkut completa 7 anos de vida e, para celebrar a data, a equipe do site de relacionamentos criou um ‘doodle’ especial:

Doodle especial marca os 7 anos de existência do site de relacionamentos.

Em 24 de janeiro de 2004, funcionários do Google criaram um conceito pequeno de redes sociais globais projetado para ajudar aos usuários a encontrar novos amigos e manter contato com relacionamentos já existentes.

Motivo de amor e ódio para alguns, o Orkut ainda é um sucesso no Brasil, mesmo com falta de grandes novidades e uma interação dos usuários com dispositivos móveis do mercado.

Fonte: nominuto.com

Pão nosso de cada dia ficará mais caro a partir deste mês


O preço do pãozinho, que no ano passado sofreu reajuste de 8%, deverá ficar mais caro nos próximos dias. A previsão é do Sindicato da Indústria de Panificação de Mossoró, região Oeste e Costa Salineira. De acordo com Gérson Nóbrega, presidente do sindicato, até o final deste mês, o preço do quilo do pão deve sofrer aumento de 10%. Em Mossoró, atualmente o preço varia de R$ 5,00 a R$ 7,00.

Outros produtos de panificação como bolachas, biscoitos e bolos também ficarão mais caros. "Ontem [terça-feira] estive com o fornecedor de trigo em Mossoró e ele informou que até dia 15 a farinha de trigo sofrerá outro reajuste de cerca de 15%. E como é uma cadeia, como a matéria principal desses produtos e do pão é o trigo eles também sofrem aumento", conta Gérson.

O presidente do Sindicato informa que outros fatores contribuíram para os reajustes do preço do pão. "São as elevações dos insumos, dos preços das matérias-primas. A farinha de trigo já teve aumento de 40%, o açúcar uma elevação de preço exorbitante. A saca de 50 quilos aumentou mais de 20% e passou de R$ 65,00 para R$ 95,00. Já a margarina teve alta de mais de 20%, a energia elétrica e os salários dos funcionários também subiram", relatou Gérson.

Ele ressalta que o Sindicato não diz que os panificadores têm que elevar o preço do pão. Porém, pede que eles revejam os custos, calculem a planinha de custo e veja se será necessário ou não reajustar o preço. "Quem tiver condições de manter o preço, pode manter. O reajuste não é o que a gente gosta de fazer. A gente quer manter os preços para atrair mais os clientes", afirmou.

Outro problema alegado por Nóbrega é a grande quantidade de panificadoras clandestinas em Mossoró. "Das 140 panificadoras, 50% são clandestinas. O que se torna uma competição desleal, pois elas não se adequam às normas da Vigilância, algumas não assinam carteira de trabalho dos funcionários, e outras não tem nem CNPJ. Não é que a gente seja 100% correto, mas queremos que elas regularizem e melhorem o setor", acrescenta.

CAFÉ - O presidente do Sindicato conta que, no dia 16 deste mês, vai acontecer em Brasília café da manhã para os parlamentares. Ele será organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP).

Fonte: Gazeta do Oeste