domingo, 15 de maio de 2011

SMAS realizou comemoração alusiva ao "DIA DAS MÂES"

Veja as fotos:
algumas mães
Momento da leitura das mensagens
Sec. Ana Carla na hora da entrega dos brindes

A secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou comemoração do dia das mães na sede do PETI e PROJOVEM, foram realizadas  leitura de várias mensagens e a apresentações de vários trabalhos realizados pelas  crianças e jovens dos programas. houve palestra com a Assistente Social do CRAS Cledini Leite e em seguida Café da manhã e entrega de brindes para todas as mães que estavam presentes.



sábado, 14 de maio de 2011

Vale a pena reproduzir!!!

Eu sempre achei fantástica essa máxima de Willy Munny, “matador de mulheres e crianças”, personagem vivido por Clint Eastwood no fantástico western “Os Imperdoáveis”. Pra falar a verdade, eu ainda acho essa uma máxima fantástica. Muito embora meu conceito tenha mudado um pouco. E possível matar um homem em, mas não e possível apagar suas idéias.

Idéias não podem ser mortas, idéias não podem ser feridas. Idéias não podem sequer ser tocadas. Idéias são eternas. Qualquer um é capaz de matar um homem, mas duvido que alguém seja capaz de fazer com que suas idéias, por mais absurdas que possam ser, sejam esquecidas, deixem de existir. E só olhar um pouco para a história e para os dias atuais, para perceber que os exemplos podem agradar a todos.

Jesus foi crucifixado, mas suas idéias foram basilares para uma das mais poderosas instituições da sociedade contemporânea. Tiradentes foi esquartejado publicamente, mas é considerado um herói que lutou contra a opressão da Coroa Portuguesa, em busca da independência. Hitler, que cometeu suicídio para não se render, ainda inspira em muitos a crença na supremacia da “raça ariana”. Che Guevara, cuja morte e controvertida, representa a fina flor do ideário da revolução marxista.

Os exemplos são muitos, inúmeros homens passaram, morreram por suas idéias. Mas elas, as idéias, permanecem. Os americanos comemoram a morte do terrorista Osama Bin Laden e esquecem que, ha tempos, ele deixou de ser apenas um homem e passou a representar uma ideia. E disso eu tenho medo, das conseqüências que podem vir dessa morte esdrúxula que transformou um fugitivo em um mártir.

A pergunta é: quantos Osamas surgirão agora? A resposta e tão imprevisível quanto os números que serão sorteados nos próximos dez sorteios da Mega-Sena. É possível que a morte dele represente uma batalha vencida na guerra contra o terror. Mas e possível que a morte dele represente a virada da guerra em favor dos terroristas.

A morte de Osama não vai mudar a minha vida, nem a da maioria dos brasileiros. Mas vai trazer de volta os temores que vieram apos aquele fatídico 11 de Setembro de 2001 e estiveram adormecidos por algum tempo. E isso não e previsão ou “achismo”, basta ler os jornais pra saber que eu tenho razão. Afinal, Osama, assim como Elvis, não morreu.

Por Fahad Mohammed Aljarboua*

* Escritor e estudante de Direito na UFRN. Artigo: Matar um homem é uma coisa infernal. Você tira tudo o que ele tem e o que poderia ter – Jornal Expresso


UERN forma sua primeira turma de médicos


"O sonho, a luta, a vitória"


Alcides de Oliveira Barros, 29 anos, primeiro de quatro filhos de um casal de agricultor da zona rural de Itaú, distante 140 km de Mossoró, foi um dos 24 diplomados como médico na noite de ontem, fruto da primeira turma de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Uern.

Quem viu a felicidade no rosto do jovem médico, nem de longe imagina as dificuldades vencidas até o momento de receber o tão sonhado diploma.

Estudante da escola pública, agricultor até os 17 anos, Alcides decidiu que com muita luta, o sonho que acalentava desde pequeno, de ser o primeiro médico da família, iria se tornar real e assim o fez.

"Passa um filme em nossa cabeça quando lembro as lutas para chegar até aqui. Para realizá-lo, ainda menor de idade, mudei para a capital, morei na Casa do Estudante, tentei vestibular para Medicina por cinco anos consecutivos e passei por momentos nunca imaginados. Mesmo parecendo quase impossível, ele se torna real", comemorou o médico, enquanto era adorado pelo pai, Alcides de Oliveira Barros, agricultor, que não escondia a emoção de ver o filho mais velho recebendo o diploma de médico.

Assim como Alcides, outros tantos ali presentes concretizavam o sonho de suas vidas.

A palavra realização deu o tom dos discursos. "Hoje entregamos a Mossoró 24 médicos que, não aprenderam apenas a arte da medicina, mas a arte das relações humanas. Profissionais que saem desta universidade, preocupados com o outro e formados para diminuir o sofrimento daqueles que necessitam", disse o diretor do curso de Medicina da Uern, Antônio Leite.

Em sua oração a representante da turma, Michele Amaral, relembrou a primeira expressão ouvida pelos alunos, ainda na aula inaugural do curso. "A primeira expressão que ouvimos ao ingressar na faculdade de medicina foi: o sonho, a luta, a vitória. Sem saber, o então reitor Walter Fonseca dava o nome a essa turma de 24 escolhidos para fazer história em uma cidade histórica", discursou a formanda.

A deputada Sandra Rosado, destacou a importância de tantos que contribuíram para a realização desse marco. "Pessoas como Chagas Silva, que chegou a dormir na obra da faculdade de medicina, para que o prazo fosse cumprido. Sinto bater forte o coração da terra de Santa Luzia e fico feliz em ver os frutos de uma árvore que ajudei a regar", disse a deputada.

A paraninfa da turma, Maria Auxiliadora, visivelmente emocionada, destacou o misto de alegria e tristeza que contagiava a comunidade acadêmica por deixar ir, aqueles que durante seis anos e meio aprenderam a amar e respeitar. "Confesso que ao mesmo tempo em que me orgulho de vê-los formados, entristeço-me por saber que não mais terei o sorriso de vocês nos corredores da faculdade. Lembrem-se sempre que para vencermos qualquer adversidade da vida é preciso saber lutar.

Estarei sempre aqui para ouvi-los quando precisar e para contribuir com o crescimento profissional de cada um de vocês, a quem me orgulho de chamar de afilhados", destacou emocionada, no momentoem que levava os formando as lágrimas.

O sentimento de dever cumprido era compartilhado por todos que fazem a universidade. Do mais simples ao mais titulado. "Estou desde o início acompanhando toda trajetória como se fosse um livro. Hoje vejo a história ser contada com um final feliz", comemorou a secretária geral do curso de medicina, Allyssandra Rodrigues.

Citando Vinícius de Morais, o ex-reitor da Uern, Walter Fonseca, fez um discurso, emocionado e cheio de lembranças vivas na memória de quem acompanhou todo o processo de instalação do curso de medicina. "Eu sei que vou chorar, a cada ausência sua eu vou chorar, mas cada volta sua há de apagar, o que essa ausência sua me causou...", declamou.

Walter, relembrou as barreiras que teve que escalar para tornar real o sonho de todos presentes naquela solenidade. "Quando decidi que, como reitor da Uern, não mediria esforços para implantar o curso de medicina em Mossoró, fui tachado de louco. Quando ouvia as críticas daqueles que não acreditaram nesse sonho, pensava que louco até poderia ser, mas acreditava que um dia seria feliz com a realização dessa loucura. E é assim que me sinto hoje, ao olhar para cada um de vocês e ver que o sonho e a luta, foram transformados em uma grande vitória. Hoje a nossa universidade entrega ao mundo, 24 médicos made in Mossoró", disse Walter Fonseca, ex-reitor da Uern epatrono da turma.

Milton Marques de Medeiros, reitor da Uern, encerrou a sessão parabenizando os alunos por serem os transformadores da história. "Feliz somos nós que concretizamos esse sonho, que era de toda Mossoró. Hoje presenciamos o topo, o ápice, o último capítulo de um sonho vivido por muitos e realizado por vocês, os 24 escolhidos para mudar a história da Uern e de Mossoró", finalizou.

Fonte: Jornal Correio da Tarde




Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada no RN



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continuará no RN até a próxima sexta-feira (20). O objetivo é atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde de atingir 80% do público-alvo (o que significa 466.690 mil pessoas, entre os grupos elegíveis).

Com início no dia 25 de abril, a campanha é direcionada a idosos com 60 anos e mais de idade, gestantes, trabalhadores da saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e população indígena.

No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.

Para a campanha de 2011 a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu do Ministério da Saúde 510.090 mil doses da vacina. Em todo o RN estão disponíveis 1.746 postos de vacinação.

Do DN Online




quarta-feira, 11 de maio de 2011

Governo mostra real situação financeira do Estado e assegura que cumprirá o Piso Nacional dos professores



Em reunião ocorrida na governadoria com representantes do Sinte/RN, na tarde desta terça-feira (10), o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, fez um relato das condições atuais das finanças públicas estaduais e afirmou da impossibilidade do Governo do Estado atender, de imediato, as reivindicações salariais da categoria. Paulo de Tarso assegurou aos professores que o Governo pretende, dentro do mais curto espaço de tempo possível, pagar o Piso Nacional do magistério aprovado pelo Supremo Tribunal Federal.

Sobre a reivindicação da atualização da tabela em termos estaduais, o secretário considera impossível no momento. Segundo Paulo de Tarso Fernandes, a política salarial do Rio Grande do Norte para os professores tem sido, ao longo do tempo, escandalosamente vil. "A governadora Rosalba Ciarlini tem a determinação de enfrentar essa histórica cadeia de aviltamento salarial dos professores. Mas, isso não pode ser feito de uma hora para outra", afirmou o secretário.

O Estado do Rio Grande do Norte terá este ano um aumento em despesas com pessoal, incluindo os três poderes, da ordem de R$ 819 milhões. Entre janeiro de 2010 e dezembro de 2010, as despesas com pagamento de pessoal tiveram um aumento/mês de R$ 63 milhões. "Acrescentar mais despesas pode levar o Estado a um sério risco de desequilíbrio financeiro e levar até ao atraso de pagamento dos funcionários. Essa é uma história que já deixamos pra trás e que não pode voltar", disse Paulo de Tarso.

Fonte: Blog do Marcos Dantas



Senado aprova MP que define segunda fase do 'Minha Casa, Minha Vida'



Sob protestos da oposição, o Senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória que define a segunda fase do programa federal "Minha Casa, Minha Vida".


A MP perderia a validade nesta quarta-feira se não fosse aprovada pelo Congresso.

Senadores não mudaram o texto aprovado na Câmara --já que qualquer alteração de mérito provocaria o retorno da medida para nova análise dos deputados.

"A justificativa de sempre é que não há tempo. Não podemos apresentar emenda, fazer nada. Só nos resta aprovar as matérias que chegam aqui", disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Relator da MP, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) admitiu que não haveria tempo para mudanças.

"Tivemos dez dias para analisar e fazer relatório de uma matéria complexa. Se não aprovarmos hoje, amanhã a MP perde a sua eficácia", afirmou.

A Câmara fixou a renda familiar máxima para participação no "Minha Casa, Minha Vida" de R$ 4.650. A oposição queria aumentar o teto para dez salários mínimos, no total de R$ 5.450, mas não houve tempo para mudanças.

"A MP estabelecia esse valor mais alto, a Câmara mudou provavelmente a pedido do próprio governo. Muitas famílias vão ficar excluídas", afirmou Dias.

Pelo novo texto, os custos cartoriais ficarão mais altos para as famílias beneficiadas. Na faixa de renda de 3 a 6 salários mínimos, por exemplo, os beneficiários pagarão 50% das taxas cartoriais.

Atualmente, as famílias só pagam 20%. Durante a votação no plenário, a oposição reclamou que prevaleceu o lobby dos cartórios.

O texto aprovado trouxe outras mudanças. Passarão a ter prioridade no cadastro as famílias que têm entre seus integrantes alguém com deficiência física. Também será dada prioridade para que a escritura saia no nome da mulher.

Fonte: Folha.com



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Usuários do SUS terão cartão válido em todo o Brasil


O Ministério da Saúde começa a implantar uma base nacional de dados que permitirá a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um número único, válido em todo o país. O sistema será composto pelo Cartão Nacional de Saúde, pelo Cadastro Nacional de Usuários do SUS e pelo Portal de Saúde do Cidadão, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano. 

Com o formato de um cartão de crédito, o novo Cartão Nacional de Saúde trará uma etiqueta com dados pessoais do usuário e o número fornecido pelo Ministério da Saúde. As secretarias estaduais e municipais de saúde que já têm algum tipo de sistema integrado de registro de dados de saúde terão o prazo de um ano para emitir e distribuir os cartões.

A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, afirmou que “todos os brasileiros terão o cartão, mesmo aqueles que possuem plano de saúde”.

Além de identificar os usuários do SUS, o cartão servirá de base para que o próprio cidadão acompanhe seu histórico de consultas médicas, verificar a participação em campanhas de vacinação, se fez exames ou cirurgias. “Onde o cidadão estiver, as informações estarão à disposição dele”, completou Monteiro.

O Portal de Saúde do Cidadão, em uma área restrita ao usuário, permitirá acesso aos dados cadastrais, atendimentos por meio do SUS e informações sobre a rede pública de serviços de saúde. O portal terá também uma área de acesso público, com informações em saúde, campanhas e notícias sobre o SUS.

As pessoas que não tiverem o Cartão Nacional de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde.

Da Agência Brasil



sábado, 7 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!!!



Eu agradeço tanto a Deus por ter mamãe
Que muita gente tem mas não lhe da valor
Outros não têm e hoje choram seu amor
Por isso nunca vou cansar de agradecer
Existem tantas mães chorando desprezadas
Fizeram tanto, tanto e não pediram nada
Eu agradeço tanto a Deus por ter mamãe
A quero tanto e sem ela não sou nada

Refrão
Minha mãe, minha heroína
Minha mãe, minha flor divina
(Lindomar Castilho)


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Emparn prevê chuvas para todo o Estado até domingo



A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê chuva em todas as regiões do estado, pelo menos, até o próximo domingo. As maiores precipitações devem ocorrer nas regiões Seridó e Alto Oeste. A ocorrência dessas chuvas deve proporcionar um tempo úmido e parcialmente nublado.

A situação pode se complicar ainda mais para Ipanguaçu e municípios localizados no Vale do Açu. Devido estar em uma bacia, a região está mais sujeita a receber água da sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e do estado vizinho da Paraíba.

De acordo com o metereologista Gilmar Bistrot, a previsão para os meses de maio e junho está acima do normal em todas as regiões do estado, especialmente na região litoral. Em junho, os natalenses podem enfrentar fortes chuvas, acima do normal. Ou seja, devem ocorrer mais de 10 momentos de chuvas intensas, já que o normal para o RN nessa época do ano, segundo Bistrot, é a ocorrência de cinco a 10 chuvas desse tipo, inclusive com alagamentos nos pontos mais críticos da capital potiguar.

Fonte: Blog do Cardoso Silva


segunda-feira, 2 de maio de 2011

GRUPO VIVER MAIS E MELHOR PARTICIPA DE OFICINA NA SMAS.



participantes

Nutricionista Kaline e coordenadora Josileide

Emfermeira Madja

preparação dos sucos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou sexta feira uma oficina de sucos com o grupo Viver Mais e Melhor, na oportunidade a Nutricionista do Municipio Kaline Paiva ensinou receita de vários sucos para os mais diversos problemas de saúde. O objetivo e orientar as pessoas da terceira idade e  os participantes do grupo em geral a procurarem ter  uma alimentação saúdavel e balanceada. Após a oficina ouve verificação da pressão arterial, entrega de medicamentos e vacina contra gripe comum, com a enfermeira do PSF Madja e a coordenadora do grupo josileide de Paiva.