quarta-feira, 9 de abril de 2014

AULA INAUGURAL de cinco cursos do PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA aconteceu hoje pela manhã no Ginásio de Esportes José Liberato de Paiva Neto










Aconteceu na manhã de hoje (09/04) a aula inaugural de mais cinco cursos do PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO E EMPREGO – PRONATEC.

A Mesa foi formada pelas seguintes autoridades: Prefeito Municipal Abel Belarmino de Amorim Filho, Ex-Prefeita Ludmila Amorim, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Unilson Pereira de Oliveira Filho, vereadores, João Cortez Filho e Antonio Carlos Dantas, as Secretárias Municipais de Assistência Social e Cidadania, Ana Carla de Oliveira Lira e Edjane Maria de Oliveira Pereira, da Agricultura; a Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Luciana Carla, a Gestora Municipal do Programa Bolsa Família, Adriana de Oliveira Brasilino, A Psicóloga do CRAS, Weruska Cirilo, a Assistente Social e interlocutora do PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA, do município, Cledini Leite e a Supervisora do SENAC-RN, Sônia Souza.

Estavam presentes na plateia alunos matriculados nos cursos de OPERADOR DE CAIXA, DEPILADOR, RECEPCIONISTA e AUXILIAR DE COSINHA (duas turmas).

São 105 novos alunos nessas cinco turmas, sendo que a maioria das turmas contem 20 alunos e a turma de OPERADOR DE CAIXA são 25 vagas.

As aulas irão começar efetivamente no dia 22/04/2014, após a Semana Santa.

Estão matriculados mais 25 alunos no Curso de GARÇON, que começa a funcionar no início do mês de maio.

Somados com mais 20 alunos que já estão recebendo instruções no Curso de AUXLIAR ADMINISTARTIVO, na Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima, a Secretária de Assistência Social e Cidadania em parceria com o SENAI e SENAC, comtemplarão 150 vagas nos cursos mencionados.

As aulas de todos os cursos funcionarão na Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima, com exceção dos cursos de DEPILADOR E AUXILIAR DE COZINHA que funcionarão na Escola Estadual Rafael Godeiro.

As turmas funcionarão nos turnos manhã, tarde e noite em salas amplas e com ventilação adequada e serão ministradas por profissionais capacitados e certificados pelo SENAI e SENAC, instituições sérias que atuam no mercado brasileiro formando mão de obra para a indústria e o comércio há mais de 70 anos.

Os alunos receberam as primeiras orientações da Supervisora do SENAC-RN, Sônia Souza e da interlocutora do PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA, Cledini Leite, tirando todas as dúvidas e recebendo orientações importantes acerca do funcionamento dos cursos.
Serão disponibilizados todo o material didático e necessário para que os alunos possam frequentar os cursos, além de uma bolsa de R$ 2,00 (dois reais) por hora aula.

O QUE É O PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA?

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec).

São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem(SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano BSM é capacitar um milhão de pessoas inscritas no CadÚnico neste ano de 2014.

Nenhum comentário: