O Comitê de Combate e Prevenção à Gripe A em Mossoró ainda aguarda o resultado de aproximadamente 40 exames de pacientes suspeitos de serem contaminados pela gripe A. Algumas amostras foram enviadas aos laboratórios responsáveis pelos diagnósticos há mais de dois meses, segundo informou o chefe do Comitê, Luis Gomes.
Em quase todos os casos, o resultado do exame só chega depois que o caso já está solucionado, ou seja, os resultados estão servindo apenas para estatísticas e não para ajudar no tratamento do paciente.
A sub-coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Juliana Araújo, ressaltou que os médicos têm agido de acordo com os sintomas dos pacientes. Sem a orientação dos resultados dos exames, que seria importante. "Os exames têm servido mais para estatísticas mesmo", confirmou Juliana.
A divulgação dos laudos depende da situação do paciente. Nos casos graves, o resultado sai entre oito e 15 dias, enquanto que nos demais, demora bem mais, até três meses, informou Juliana.
O número de diagnósticos sendo aguardados não é maior porque não estão mais sendo realizados exames em todas as pessoas com sintomas de gripe, apenas nos casos em que o paciente apresenta estado grave.
Mesmo assim, mais 300 amostras ainda aguardam por resultado, no RN.
Três casos de gripe A já foram confirmados em Mossoró.
Opção - Um laboratório particular de Mossoró é uma opção para quem não quer esperar pelo resultado através do poder público. O exame custa R$ 250,00 e o resultado sai em cinco dias. A atendente do laboratório não soube informar para onde são mandadas as amostras coletadas em Mossoró.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário