segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ATIVIDADES DO PETI PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL












Os programas Socioeducativos estão acontecendo na Secretária Municipal de Assistência Social no período da manha e no período da tarde. O nosso municipio oferece os serviços do PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas ações articuladas – o Serviço Socioeducativo ofertado para as crianças e adolescentes afastadas do trabalho precoce e a Transferência de Renda para suas famílias. Além de prever ações socioassistenciais com foco na família, potencializando sua função protetiva e os vínculos familiares e comunitários. Objetiva contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil , atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias. Enquanto o ProJovem Adolescente é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) voltada, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo de convívio de assistência social, que integra as ações de proteção social básica do SUAS. Objetiva Complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. O municipio de Rafael Godeiro está dando sua contribuição para o desenvolvimento das políticas Públicas proporcionando assim melhorias na qualidade de vida da comunidade. A secretaria de Assistência Social ressalta a importancia de participar das jornadas do PETI e dos coletivos do PROJOVEM ADOLESCENTE, uma vez que é de fundamental impotância tanto para as familias beneficiadas com os programa, no sentido de cumprir com as condicionalidades exigidas como para as criança e jovens que terão a oportunidade de desenvolver-se através de suas principais habilidades e formas de inserção social.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009






Aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, às 9:30 da manhã do dia 14 de agosto de 2009 , reunião do Conselho de Controle social, visando uma atuação mais transparente do Programa Bolsa Família. Na reunião foram discutidas ações que serão desenvolvidas pelo Conselho no intuito de melhorar a qualidade dos serviços em nosso município. Estava presente na reunião, A gestora do Bolsa Familia Assistente Social Wandcélia Paulo, tecnico do programa Waneçi Barboza, a gestora da Assistência social Ana Carla de Oliveira Lira, e os membros do Conselho de controle Social, que participaram, dando assim sua contribuição para melhorar as políticas públicas de Assistência Social.
SMS E SMAS REALIZA MAIS UMA REUNIÃO COM O GRUPO DE GESTANTES




Através de uma parceria entre a Secretária Municipal de Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS) foi realizada nesta terça- feira dia 11 de Agosto mais uma reunião com o Grupo de Gestante do nosso município. O grupo é coordenador pelas enfermeiras Ludmila Amorim e Valéria Lobo e a psicóloga do CRAS-Casa da Família- Kélia Luz. Os encontros ocorrem sempre uma vez por mês e neles são abordados assuntos de interesse das gestantes. No ultimo encontro foi realizado palestra sobre ALIMENTAÇÃO PARA GESTANTE pelas enfermeiras e uma dinâmica sobre MEDO E ANSIEDADE pela psicóloga. Os encontros ocorrem na sala de reunião da Secretária Municipal de Assistência Social. No momento o Grupo encontra-se com a participação de 19 gestantes que aproveitam o momento dos encontros para tirar suas dúvidas com a equipe de saúde, bem como trocar experiência com as outras gestantes, é a realizado um lanche e a distribuição dos Kits á todas as gestantes presentes para o enxoval do bebê. Com essa iniciativa a prefeitura incentiva a realização do pré-natal responsável, bem como estimular a amamentação exclusiva e orienta as futuras mamães sobre os cuidados com seus filhos, diminuindo assim o índice de mortalidade materno-infantil que hoje no nosso município encontra-s zero.
PROJETO TERRITÓRIO SERTÃO DO APODI: NAS PEGADAS DE LAMPIÃO

A Secretária Municipal de Assistência Social, através da secretária Ana Carla, recebeu a visita de Francisco Lafaiete Freire diógenes, consultor do SEBRAE e do projeto NAS PEGADAS DE LAMPIÂO, na oportunidade o consultor Lafaiete falou do projeto que é uma proposta de Desenvolvimento territórial, tendo a economia e a cultura como inspiração na estética do cangarço e do sertão, para criar produtos e oportunidades de negócios, considerando as vocações e as atividades já existentes nos municipios que fazem parte da Chapada do Apodi, pois será pelo estímulo ao empreendedorismo, à capacitação, à qualificação e a gestão desses pequenos negócios que buscaremos o desenvolvimento da região e em particular do município de Rafael Godeiro. Muitas ações serão desenvolvidas em nosso município através dessa parceria com o SEBRAE, pois a Prefeitura Municipal através do seu gestor, aprovou a parceria da Secretária Municipal de assistência Social com o SEBRAE, dando total apoio as ações que virão para o nossa cidade. Dessa forma logo mais traremos novidades sobre esse projeto.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

II CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE RAFAEL GODEIRO - RN.

TEMA: "Participação e Controle Social no SUAS"


No dia 03 de agosto de 2009, as 8:30 da manhã, foi aberta a II Conferência Municipal de Assistência Social, na Secretaria Municpal de Assistência social, Rafael Godeiro - RN, cujo tema: "Participação e Controle Social SUAS", foi ministrado pela professora Mestra da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Rivania Lúcia Moura de Assis. O objetivo da Conferência é consolidar o controle social e efetivar as políticas de assistência social, garantindo os direitos socioassistenciais da população. Na conferência municipal são tratadas deliberações, contribuições, propostas e ideias que serão levadas à Conferência Estadual, e consequentemente, à Conferência Nacional para criação de políticas públicas no intuito de melhorar a aplicação dos Programas Sociais. Durante a Conferência, houve a discussão do processo histórico da participação popular no país, a trajetória e significado do controle social na política de assistência social, conselhos de assistência social e o SUAS. participaram da Conferência, o Poder executivo, câmara de vereadores, secretários municipais, Conselheiros tutelares , membros dos Conselhos da Assistência Social, Cras, Peti, projovem , Psicológa , Assistente Social, representantes da sociedade Cível e demais convidados. A Secretária Municipal de Administração Ludmila Carlos, falou da importância das políticas de Assistência social como bases para uma atuação democrática e participativa. A secretária de Assstência social Ana Carla de oliveira Lira, destacou a importância do Controle Social nas políticas de Assistência Social e da importância desse evento para o município. Maria Luzilania Maia secretária Municipal de Educação também falou da importancia desse evento para o nosso munícipio . A presidente do conselho Municipal de assistencia social Fablícia paiva destacou o trabalho do Conselho no Município de Rafael Godeiro. A Conferência teve total apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.



Sec. de Educação Luzilania Maia, Presidente do conselho Municipal de
Assistência social Fablicia Paiva, professora Rivania Lucia,.Sec. Mun. de
Assistência social Ana carla de o. Lira, sec. de administração Ludmila carlos,
participando da II Conferência do Municipio de Rafael Godeiro




Professora Rivania, profissionais da assistências
Conselheiros Tutelares, membros dos Conselhos Municipais
da Assistência Social, sociedade civel e demais convidados parti-
pando das discursões e temas abordados.