segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Secretarias de Assistência Social e Saúde realizam reunião com grupo de mães para discutir programas sociais existentes no município.

Sec. Ana Carla
Gestora do Bolsa Família, Adriana
Assistente Social do CRAS, Cledini Leite
Psicológa do CRAS Weruska Cirilo
Entrega da Agenda da família
Enfermeira Madja
Mães
Equipe da Sec. de Assistência Social e Saúde
As Secretarias de Saúde e Assistência Social realizaram reunião com o grupo de MÂES para falar sobre os Programas Sociais do Governo Federal. A Secretária de Assistência Social do municipio Ana Carla iniciou a reunião falando de todos os programas e ações da Secretaria, frisando a importancia do cumprimento das condicionalidades dos programas. Em seguida a Gestora do Bolsa familia Adriana Oliveira falou sobre o Bolsa Família, condicionalidades e ampliação do programa e se colocou a disposição para qualquer dúvida que possa surgir. A enfermeira Madja falou das condicionalidades que devem ser cumpridas na saúde, lembrando da importância do pré natal, da vacinação e acompanhamento por parte dos agentes de saúde.Ao final foi entregue aos presentes a agenda da familia, onde contém todas as informações necessárias sobre o Programa BOLSA FAMÍLIA.

sábado, 28 de maio de 2011

Projovem Trabalhador terá investimentos de R$ 14 milhões e 7 mil vagas no RN

O Rio Grande do Norte contará com recursos de R$ 14 milhões, incluindo a contrapartida do Governo do Estado, para a profissionalização de 7.000 jovens em 35 municípios do RN. A verba será destinada ao Programa Projovem Trabalhador.  A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (27) pelo secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e de Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, que na última quarta-feira (25) teve audiência em Brasília com o ministro do Trabalho e do Emprego (MTE), Carlos Lupi, e com a Diretora de Qualificação do MTE, Ana Paula da Silva. “A nossa expectativa é que a primeira parcela dos investimentos seja liberada até o final de junho”, disse Luiz Eduardo. 

Com a liberação da primeira parcela do dinheiro, a Secretaria do Trabalho, da Habitação e de Assistência Social-Sethas iniciará o processo de seleção das instituições que ministrarão os cursos, dos locais de realização e de abertura das inscrições. A meta da Secretaria é dar início aos cursos entre o final de agosto e início de setembro.

Serão oferecidos cursos nas áreas de beleza e estética, saúde, turismo e hotelaria, prestação de serviços, gráfica, transporte, construção, movelaria, joalheria, entre outros. Os cursos terão duração, em média de 24 semanas (seis meses) e devem atender, principalmente, jovens sem nenhuma profissionalização.

De acordo com o secretário Luiz Eduardo Carneiro, há um comprometimento de inserir no mercado de trabalho, pelo menos, 20% dos concluintes. “Não dá para inserir todos os que concluírem os cursos, mas com uma qualificação todos eles estarão aptos a disputar uma vaga no mercado de trabalho”, observou o secretário.

O Programa Jovem Trabalhador é voltado para jovens entre 18 e 29 anos. O seu objetivo  e preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Durante o curso os alunos recebem uma bolsa-estudo no valor de R$ 100,00 para despesas pessoais.

Fonte: Assessoria de imprensa da Sethas



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeitura Municipal via SMS contrata mais um médico para o PSF


Dr. Alex Soares fazendo atendimento de paciente do município

Visando a excelência administrativa também na área de saúde, o Prefeito Dr. Abel Belarmino de Amorim Filho, fez a contratação de mais um médico para o PSF (Programa Saúde da Família). Trata-se do Dr. Alex Soares de Souza, CRM: 6553, que atenderá a população durante o dia e a noite em sistema de plantão para os casos de urgência e emergência, de segunda a quarta feira.

No restante da semana o atendimento será feito pelo médico Dr. Bernardo Casar (quita e sexta) e Dra Stella Beatriz que atenderá nos finais de semana.

O município também está em pleno funcionamento o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com atendimento de especialistas em diversas áreas da saúde.

Vejamos a escala compelta do PSF e do NASF:
                   

Médicos
Dias de Atendimento
Horário

Dr. Alex Soares
CRM: 6553


Segunda
Terça
Quarta


Plantão de 24 Horas, com atendimento pela manhã e demais horários apenas urgências.

Dr. Bernardo
CRM: 3800


Quinta
Sexta

Manhã

Dra. Stella Beatriz
CRM: 6267


Sábado
Domingo


Dia todo*
                                          

Especialidade
Nome
Dia de Atendimento
Horário
Nutricionista
Dra. Lorena
Terça
Das 8 as 13 horas
Fonoaudióloga
Dra. Antonia Eliana
Terça
Das 8 as 16 horas
Pediatra
Dr. Xavier
Quinta
As 13: 30 horas
Psicologa
Dra. Ana Laura
Quinta
Das 8 as 16 horas
Ginecologista
Dr. Nilton Firmino
Sábado
As 14 horas
Dentista
Dra. Tarciana
Segunda a Quarta
Das 8 as 16 horas
Dentista
Dr. Ernane Carlos
Quinta
As 13:00 horas

O Município ainda dispõe da Nutricionista Kaline Paiva que vem quinzenalmente e faz os cardápios das escolas e do Hospital. 



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inscrições para o ENEM 2011 começam hoje



A partir das 10h de hoje (23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos passe dos 5 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União.

Fonte: Blog de Cardoso Silva



sábado, 21 de maio de 2011

Informações úteis e de muita importância para população!



1º - Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.

 

O cartório eletrônico, já está no ar!  www.cartorio24horas.com.br

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. 

Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex. 

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância. 

2º - AUXÍLIO À LISTA 

Telefone 102... não!
 
Agora é: 08002800102 


Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes... 

NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.  SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.
 
3º - Importante: Documentos roubados - BO (boletim de ocorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA??? 

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como: 

Habilitação (R$ 42,97);

Identidade (R$ 32,65);

Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).
 
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP. 

3.1 MULTA DE TRÂNSITO : essa você não sabia 

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada. 

Código de Trânsito Brasileiro
 
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa. 



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Após ficar conhecida em todo país, professora do RN diz que seu lugar não é a mídia


Amanda Gurgel é uma militante nata. A professora de Língua Portuguesa que chamou a atenção do país inteiro depois que o seu discurso em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado foi publicado no Youtube, já foi dirigente do Centro Acadêmico de Letras e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Logo nas primeiras assembléias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) das quais participou, assumiu a postura de oposição e no ano passado se filiou ao Partido Socialista do Trabalhadores Unificado (PSTU). Aos 29 anos, Amanda leva uma vida simples como a maioria dos professores do país: sai de casa às 5h50 e só retorna às 23h, pega três ônibus para chegar ao trabalho, estuda à noite, e tem pouco tempo e dinheiro para lazer.

Aos quatro anos perdeu os pais em um acidente de carro e foi morar no interior da Bahia com parentes. Voltou para Natal para cursar a faculdade de Letras na UFRN. Morou na residênciauniversitária e trabalhou durante todo o curso para se manter. Amanda é professora desde os 21 anos. O primeiro trabalho foi no cursinho pré-vestibular do DCE, fase que ela descreve como a melhor da sua carreira. "Era um projeto social e é uma experiência diferente, o perfil dessas turmas é de pessoas realmente interessadas e que estão em um nível de leitura e escrita que você consegue desenvolver um bom trabalho".

Segundo ela, o grande choque com a educação veio quando assumiu uma turma do 6º ano em uma escola municipal de Natal. "A minha maior frustração foi quando entrei na sala de aula para o nível fundamental, em 2005. Eu vi que os alunos do sexto ano não tinham a menor proficiência para estar nessa série, eram alunos analfabetos", recorda.

O sonho de ser professora nasceu no cursinho pré-vestibular. Amanda admirava as aulas da professora Claudina e sonhava em ser como ela. "Ela era uma professora indescritível. Eu olhava para ela e pensava 'é isso que eu quero fazer na minha vida'. Então me tornei professora", contou. Mas e hoje, o que aconteceu com esse sonho? "Eu não sei dizer o que aconteceu com o meu sonho, mas ele não é mais o mesmo, definitivamente. Eu estou em uma fase de avaliação, estou refletindo", disse. A desmotivação vem, segundo ela, dos baixos salários, da falta de condições de trabalho e do analfabetismo dos alunos.

A vida corrida, o desgaste diário e a desvalorização da profissão, renderam a Amanda um problema de saúde que ela prefere não revelar, mas que foi responsável por seu afastamento da sala de aula. Hoje, trabalhando na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo e na Escola Estadual Miriam Coelli, ela atua na biblioteca e no laboratório de informática. "Estou em fase de readaptação de função, fora da sala de aula. Assim como eu, existem muitos professores com problemas de saúde em decorrência do nosso trabalho", afirmou.

Repercussão inesperada

A professora Amanda Gurgel, que pouco frequenta as redes sociais, ficou impressionada com o poder da internet e a repercussão do vídeo com seu discurso na Assembleia Legislativa. "Eu não esperava essa repercussão, porque eu não disse nenhuma novidade. Mas eu acredito que tudo isso é um sintoma da situação limite em que os professores vivem hoje. Ficou comprovado que não só aqui, mas em todo o país, meus colegas sentem o mesmo que eu. Essa repercussão, certamente, se deve ao fato da fala ter sido ali diante dos deputados, porque as pessoas se sentem inferiores, se sentem coagidas, têm medo de se dirigir a secretários, deputados, promotores. Eu não tenho medo porque eu não falei nada além da verdade", disse.

Discurso já teve mais de 300 mil acessos

O vídeo com o depoimento da professora Amanda Gurgel foi postado no Youtube por um outro professor que também estava na audiência pública, mas nem ele, e muito menos Amanda, poderiam imaginar onde essa história iria parar. "Ele me ligou pedindo autorização e em poucos minutos já eram 50 acessos, depois 80 e hoje eu nem sei mais quantos acessos tem", disse. Na tarde de ontem o vídeo tinha sido visualizado mais de 120 mil vezes. O nome da professora continua figurando no Twitter entre os Trending Topics, os dez assuntos mais comentados na rede social. Figuras conhecidas nacionalmente, como o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e a cantora Zélia Duncan postaram o link do vídeo em seus microblogs com comentários enaltecendo a postura da professora. O apresentador Marcelo Tas também postou o vídeo em seu blog pessoal.

A repercussão não era esperada, mas rendeu a Amanda entrevistas a veículos de comunicação de todo o país e agora ela se prepara para participar das gravações do Domingão do Faustão e do Programa doRatinho. "Eu sou professora e sei que o meu lugar não é na mídia, mas eu vou aproveitar esse momento para dar visibilidade à nossa luta, para convocar todos os professores a participar do movimento", afirmou.

Fonte: dnonline



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rafael Godeiro unida contra o ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Caminhada pelas principais ruas
Alunos da  rede municipal de ensino
Apresentação teatral
Equipe organizadora do evento

No DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com o apoio da Prefeitura Municipal e em conjunto com toda a extrutura administartiva do município, realizou grande mobilização, durante a tarde do dia 18 de Maio.

Começando por caminhada que saiu da frente da Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima percorrendo as principais ruas do município e terminando no Mercado Público onde aconteceram vários oficinas e palestras com o tema do dia, ressaltando a importância da mobilização da sociedade para  fazer frente a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No final foi realizada uma apresentação teatral com artistas da terra que foi assistida por grande parte da população local, principalmente pelo público infantil.




terça-feira, 17 de maio de 2011

CONVITE!!!


A PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SMAS CONVIDA A SOCIEDADE PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Na semana da luta contra o Abuso e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rafael Godeiro, vem convidar a sociedade em geral  a participar de caminhada protestante, palestra e apresentações de Teatro acerca do assunto, que ocorrerão amanhã dia 18, dia nacional do combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada sairá   da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO NONATO DE LIMA a partir das 16:00hs, percorrendo as principais ruas até o mercado público,  onde acontecerão palestras e apresentação teatral.

Participem, todos juntos contra ao abuso e a exploração sexual de nossas crianças.



domingo, 15 de maio de 2011

MUNICIPIO DE RAFAEL GODEIRO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA




Aconteceu na cidade de Caraúbas Capacitação sobre Cultura realizada pelo SEBRAE. A pauta da reunião foi  a adesão ao Sistema Nacional de cultura e como instituir um Conselho Municipal de Cultura. O público presente foram os representantes das cidades que fazem parte do Território Sertão do Apodi, e do Projeto nas Pegadas de Lampião. Segundo Ana Carla, Sec. Municipal de Assistência Social, que representou o municipio de Rafael Godeiro na reunião, foi uma oportunidade  que servirá pra criar mecanismo que venha a garantir a inserção do municipio no Sistema Nacional de Cultura, possibilitando um avanço na cultura local.



SMAS realizou comemoração alusiva ao "DIA DAS MÂES"

Veja as fotos:
algumas mães
Momento da leitura das mensagens
Sec. Ana Carla na hora da entrega dos brindes

A secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou comemoração do dia das mães na sede do PETI e PROJOVEM, foram realizadas  leitura de várias mensagens e a apresentações de vários trabalhos realizados pelas  crianças e jovens dos programas. houve palestra com a Assistente Social do CRAS Cledini Leite e em seguida Café da manhã e entrega de brindes para todas as mães que estavam presentes.